segunda-feira, 7 de agosto de 2006

CORUCHE ESTÁ FESTA!

As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo são conhecidas em todo o país, pela grandiosidade, tradição e qualidade dos espectáculos que são apresentados, todos os anos!

Pelos caminhos de Portugal encontramos durante todo o Verão inúmeras festas, no entanto há umas que se destacam e afirmam mais que outras, é o caso das Festas do Castelo que até ao próximo sábado, levam a Coruche cerca de 70 mil visitantes.

Coruche está a 45 minutos de Lisboa, a 50 quilómetros da Ponte Vasco da Gama.
Ainda assim consegue conservar as suas tradições tão singulares, que só vivendo a Festa se percebe o Ribatejo!

Até dia 19 de Agosto as raízes culturais são regadas por uma enxurrada de gente que chega à capital do rio Sorraia, são 5 dias e seis noites sem dormir, a juventude coruchense faz questão de só ir para a cama, quando o sol já vai alto.

A Festa respira-se por toda a vila, são as novenas e a procissão, os espectáculos e as exposições, as largadas e corridas de toiros, as tasquinhas e os petiscos, o cortejo etnográfico, a alvorada e o fogo de artifício e as noites animadas que só acabam de manhã.

De 14 a 19 de Agosto a população de Coruche, no mínimo, duplica! São aqueles que vivem fora, que regressam à Terra, vêm ao encontro da família e claro… da Festa!

Tradição:


  • 6 a 14 de Agosto, Novenas em Honra de Nossa Senhora do Castelo

  • 14 de Agosto, as fanfarras dos bombeiros animam as ruas e à meia-noite explode o fogo de artifício

  • 15 de Agosto é dia de Procissão

  • 17 de Agosto, feriado municipal e dia de Cortejo Etnográfico e do Campino.


Novidades:


  • A Festa termina só no dia 19 de Agosto, o sábado estava ali tão perto e a comissão entendeu por bem alargar o programa mais um dia

  • Largadas de toiros à corda, à moda dos Açores


Os artistas:


  • Quarta-feira, dia 16
    Rita Guerra, uma das mais poderosas vozes femininas nacionais, dona de uma imagem deslumbrante e de um vasto leque de canções que toda a gente conhece e canta.

  • Quinta-feira, dia 17
    Pólo Norte, a banda de Miguel Gameiro actua pela primeira vez a Coruche, o novíssimo álbum “Deixa o Mundo Girar” vai estar em destaque, bem como outros sucessos do grupo, como por exemplo: Grito, Aprender a ser feliz, Se eu voltasse atrás e Pura inocência.

  • Sexta-feira, dia 18
    Ménito Ramos, o nome será para alguns ainda pouco familiar, mas o talento deste artista há muito que se revelou. É ele o pai de grandes êxitos de Beto, Adelaide Ferreira, Mónica Sintra, entre outros, o seu curriculum de produtor e compositor é invejável.
    Agora chegou a vez de se afirmar como interprete, para isso conta as inúmeras musicas que tocam nas novelas da TVI, inclusivamente a música que dá início à série Morangos com Açúcar é de Ménito.

  • - Sábado, dia 19
    GNR, o Grupo Novo Rock é das mais antigas bandas portuguesas no activo, já lá vão 25 anos de carreira!
    As bodas de prata destes tripeiros estão a ser comemoradas durante este ano, com o lançamento do álbum “Revistados 25-06”, no qual vários nomes da cena hip-hop, reggae e R&B fizeram um tributo aos GNR. Houve ainda a edição de “ContinuAcção – o melhor dos GNR vol. 3”, um álbum duplo onde se podem encontrar temas emblemáticos do grupo, várias raridades e dois temas novos.
    Rui Reininho e o resto da tripulação prometem um concerto memorável em Coruche!


A Homenagem:


  • Dia 17, pelas 17 horas, junto à Praça de Toiros, imediatamente antes da Corrida
    A Câmara Municipal de Coruche vai homenagear os filhos da Terra que mais se destacaram dentro da Festa Brava.

No Parque do Sorraia foi erguido um memorial à aficcion coruchense, onde ficarão perpetuados os nomes daqueles que triunfaram por essas Praças o mundo.
Durante a Festa do Castelo, realiza-se a homenagem junto ao Muro da aficcion!


A Exposição:


  • No ano em que celebram 35 anos de existência, a vida dos Forcados Amadores de Coruche é retratada numa exposição patente no Museu Municipal, a partir do dia 12 de Agosto.


Onde estacionar:
Existem parques devidamente ordenados, a organização sugere:


  • Novo Parque de Mercados e Feiras e terreno em frente (futura Estação Central de Camionagem)

  • Campo Horta da Nora

  • Traseiras da urbanização das Baleias, com acesso pela Estrada da Erra

  • Junto às Piscinas Municipais e Estádio Municipal Professor José Peseiro


Nota: Toda a informação das festas em www.festasdecoruche.com

Sem comentários: