terça-feira, 29 de agosto de 2006

Póvoa Jovem até para o ano.



Terminou, a 27 de Agosto, o Póvoa Jovem.

Organizado pela Casa da Juventude, este evento juntou centenas de jovens (e não só) no Largo do Passeio Alegre, que durante os cinco dias do evento (com início a 23) puderam visitar os stands ocupados por algumas das associações juvenis do concelho, assistir a espectáculos de música e dança, ver a final do festival Rock a Lot e ainda fazer desportos radicais e visitar uma exposição de arquitectura.

E tudo isto porque o Póvoa Jovem aglomerava uma série de iniciativas com vista a envolver os jovens em várias actividades do seu interesse.

Uma das mais importantes foi a Expojovem.

Esta exposição contava com a presença de 14 associações juvenis (Associação Cultural de Animação e Formação, a Academia de Kung-Fu, o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Senhora do Ó, a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, a Civiaventura, a Civiter, o Rotaract, o Clube Naval Povoense, a Associação Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), o Instituto Português da Juventude (IPJ), o Centro Regional de Formação de Animadores (CREFA), o Espaço T e o
Aktiv Sport) que de 23 a 27 de Agosto expuseram, nos seus stands, diversos objectos para venda ao público, com o objectivo de angariar fundos para as suas actividades.

Outros aproveitaram o espaço ao ar livre para demonstrar as suas potencialidades.

Assim, quem passou pelo Largo do Passeio Alegre teve oportunidade de assistir a demonstrações de Kung Fu ou provas de perícia em bicicleta.

A presença das associações no Póvoa Jovem deveu-se ao facto de, cada vez mais, este tipo de colectividades serem importantes na sociedade e, como tal, merecem o seu reconhecimento.

As associações ficaram a ganhar, havendo mesmo vontade de repetir o evento, como afirma Manuel Angélico, vereador da Juventude: “A Câmara está a pensar numa edição para o futuro” já que este “foi um evento com sucesso feito para os jovens do concelho e para os jovens que nos visitam”.

O vereador continua, dizendo que o Póvoa Jovem, e mais concretamente a Expojovem, foi organizado no “sentido de dar a conhecer as associações do concelho”.

Estas ficam também a ganhar já que, além de difundirem o seu trabalho, tiveram também a oportunidade de, através da exposição e venda de produtos.

Atenta à cada vez maior importância das associações na vida civil, a organização promoveu, a 25, uma reunião de associações com o Instituto Português da Juventude (IPJ) e a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP) para fomentar o intercâmbio e a troca de experiências inter associativas e para informar das condições necessárias para a criação de uma associação de carácter juvenil.

Uma reunião que contou com dezenas de espectadores, revelador da vontade dos nossos jovens de contribuírem activamente para o bem-estar da sociedade.

A música esteve também presente, sob a forma de um festival de música moderna, o Rock a Lot.

Já no início do mês de Agosto decorreram, as eliminatórias que levaram à eleição, entre 24, das quatros bandas que disputaram a final, a 26 de Agosto. Foram elas os Mantra, os Vespa, os Chemical Wire e os The Mad Dogs.

Estes últimos sagraram-se vencedores perante uma vasta multidão, fã das sonoridades mais “pesadas” e que correspondeu, na perfeição, à energia transmitida a partir do palco.

Outro desafio foi posto aos jovens: Faz por Ti.

Jovens dos 12 aos 35 anos foram convidados a inscreverem-se para apresentaram, durante todo o evento, trabalhos em várias áreas artísticas.

Assim, quem passava pelo Largo do Passeio Alegre teve a oportunidade de ver, a partir das 21h30, actuações musicais, demonstrações de dança e ainda uma exposição de arquitectura, patente no Diana Bar.

Mais de uma dezena de jovens aceitaram o desafio, contribuindo para uma animação diversificada nas noites de 23, 24, 25 e 27 de Agosto, com vários estilos de música e dança a serem apresentados.

Os mais aventureiros podiam praticar desportos radicais, que estavam disponíveis das 18h00 às 24h00. Para aqueles que se definem mais como “observadores” do que “praticantes”, restava a alternativa de “puxar uma cadeira” e assistir às actividades desportivas e lúdicas a cargo das associações juvenis em exposição.

Este é, então, um evento de jovens mas que mostrou que pode também agradar aos mais maduros.


A variedade de actividades agradou a gregos e troianos, mostrando o sucesso desta iniciativa, a primeira no concelho, mas que promete continuar e manter a qualidade demonstrada este ano.

Resta agora esperar pelo próximo Verão e para mais um Póvoa Jovem, velho mais um ano mas sempre “na crista da onda”.





Sem comentários: