quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Red Bull Music Academy 2006 em Melbourne na Austrália

Red Bull Music Academy
Melbourne 2006

[1º Período: 24 de Setembro a 6 de Outubro de 2006]
[2º Período: 15 de Outubro a 27 de Outubro de 2006]


O Verão é para muitos de nós sinónimo de férias, banhos de sol e viagens.
Na música chamam-lhe silly season e tudo o que origina no mercado discográfico, mas também é uma época rica em concertos e gigs, festivais e multidões.

Ora na Red Bull Music Academy é duas coisas: tempo de escolhas e de dar alegrias. Escolhas porque é nestes meses que se selecciona um participante de cada país; e é momento para alegrias, por extensão das escolhas: um grupo de 60 pessoas de todo o mundo vão saber que farão parte de um lote limitado de artistas que irá participar na Red Bull Music Academy.

Para a edição de Melbourne (Austrália) concorreram 2422 candidaturas de 76 países. Em relação a 2005, há um aumento de 535 pessoas que tentaram participar na Red Bull Music Academy, o que manifesta o incremento que esta iniciativa está a ter mundialmente.
O número de países representados nos seleccionados é de 33, enquanto que existem algumas nacionalidades que estão a ser representadas pela primeira vez incluem Paquistão, Líbano, Jamaica e Hong Kong.

Tiago Andrade é o representante português na Red Bull Music Academy. Residente em Lisboa, perante o elenco de ex-formadores que interpretou a sua demo ressaltou o teor ecléctico do seu trabalho. O que se pode explicar pelas suas influências:

"As minhas influências vão desde pessoas que tenha conhecido, a artistas e géneros de música, bem como locais e experiências que tenha vivido. De Bob Marley a Madlib, Jay Dee, Zion Train, Gil Scott-Heron, Roots Manuva, Steve Reich, Marvin Gaye, Herbie Hancock, Team Shadetek, Sa Ra Creative Partners, King Tubby, até artistas e escritores como Bruce Nauman, Brad Downey, Banksy, Aldous Huxley ou Carlos Castaneda, incluíndo os movimentos a eles (músicos e artistas) associados. Actualmente sou estudante de Artes Plásticas, produtor/animador do programa "Estufa" na Rádio Zero e sempre que possível DJ do colectivo Funk Connection."

Em relação à Red Bull Music Academy, Tiago descreve as suas expectativas de forma entusiasta:
"Tenho uma grande expectativa, em relação à Red Bull Music Academy, não só em desenvolver e aprender melhores processos de criação artística (na qual vejo inserida a música/som), mas também encontrar um compromisso e uma motivação mais séria ao nível da produção musical, entender as diferentes motivações de todas as pessoas envolvidas neste universo e partilhar aquilo que tenho com essas pessoas."

Sem comentários: