segunda-feira, 21 de agosto de 2006

V Festival Internacional de Máscaras e Comediantes


V Festival Internacional de Máscaras e Comediantes

Castelo de S. Jorge e Museu da Marioneta

De 21 de Agosto a 10 de Setembro

De 21 de Agosto a 10 de Setembro, a V edição do Festival Internacional de Máscaras e Comediantes volta a realizar-se no Castelo de S. Jorge e no Museu da Marioneta. O Festival, organizado pela Filipe Crawford - Produções Teatrais em colaboração com a EGEAC - Empresa Municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, promete trazer a Lisboa o melhor da Commedia dell’Arte.

A partir de 21 de Agosto, sobem ao palco do Castelejo, no Castelo de S. Jorge, três Companhias europeias, oriundas de Itália, Bélgica e Grã-Bretanha. A companhia italiana Santibriganti apresenta um espectáculo a partir de um canovaccio que utiliza a máscara e a improvisação como linguagem e meio. A Compagnie pour Rire, da Bélgica, dedica o seu espectáculo ao universo cigano, aliando o teatro à música. Finalmente, a Ophaboom, da Grã-Bretanha, exibe uma revisitação cómica à história do sedutor Casanova.

No Castelo de S. Jorge, dia 25 de Agosto, vai assistir-se à peça “Ibéria”, da Companhia Peripécia Teatro, sobre uma hilariante viagem através da história da Península Ibérica. No dia 1 de Setembro, a ESTE - Estação Teatral da Beira Interior, apresenta “Pax Romana”, que assenta em princípios básicos da Commedia dell’Arte, com os gestos e a pantomima como veículos principais de comunicação. “A Gargalhada de Yorick”, do Teatro Instável é uma adaptação de “Hamlet” com dois actores, André Gago e Joaquim Nicolau, que vai estar em cena a 8 de Setembro. Ao longo deste Festival Internacional poderá assistir-se também a três adaptações de Dario Fo – “O Santo Jogral Francisco” (24 de Agosto), “As Aventuras de João Padão à Descoberta da América” (31 de Agosto) e “A História do Tigre” (7 de Setembro), todas as três com interpretação de Filipe Crawford.

Para além dos espectáculos no castelo de S. Jorge, o Museu da Marioneta, no Convento das Bernardas, em Santos, será o espaço de desenvolvimento do programa de formação do Festival, acolhendo um estágio de Commedia dell’Arte para actores, ministrado por Ferruccio Soleri (de 21 de Agosto a 1 de Setembro), e três conferências.

Os espectáculos no Castelo de São Jorge decorrem sempre às 22h00 e os bilhetes estão à venda a partir de 17 de Agosto na bilheteira do Castelo. As entradas têm um preço de dez euros, com desconto para menores de 25 anos e maiores de 65 anos. As inscrições para o estágio de Commedia dell’Arte para actores, no Convento das Bernardas, são feitas na Casa da Comédia.

RESUMO DO PROGRAMA:

Espectáculos no Castelo de São Jorge (Castelejo) às 22h00:

“O Santo Jogral Francisco”
FC Produções Teatrais (Portugal)
24 de Agosto

“Ibéria”
Peripécia Teatro (Portugal)
25 de Agosto

“La Commedia della Pazzia”
Santibriganti (Itália)
26 de Agosto

“As Aventuras de João Padão à Descoberta da América”
FC Produções Teatrais (Portugal)
31 de Agosto

“Pax Romana”
Teatro ESTE (Portugal)
1 de Setembro

"Les Gitans"
Compagnie pour Rire (Bélgica)
2 de Setembro

“A História do Tigre”
FC Produções Teatrais (Portugal)
7 de Setembro

“A Gargalhada de Yorick”
Teatro Instável (Portugal)
8 de Setembro

“Casanova”
Ophaboom (Inglaterra)
9 de Setembro

Exposição, Conferências e Estágio no Museu da Marioneta:

Exposição de Máscaras de Renzo Antonello
Inauguração: 25 de Agosto | 18h00

Aberta ao Público: 26 de Agosto a 1 de Outubro | 10h00 - 13h00 e 14h00 - 18h00

Conferência: “A Máscara na Commedia dell`Arte” por Renzo Antonello
27 de Agosto | 18h30

Conferência: “Commedia dell`Arte” por Ferruccio Soleri
3 de Setembro | 18h30

Conferência: “Técnica da Máscara / Balanço do Festival” por Filipe Crawford
10 de Setembro | 18h30

Estágio de “Commedia dell`Arte” ministrado por Ferruccio Soleri (Total: 60 horas)
21 de Agosto - 1 de Setembro | 10h00 – 13h00 e 15h00 – 18h00

Sem comentários: