sábado, 19 de agosto de 2006

Póvoa Jovem um acontecimento




Decorre, de 23 a 27 de Agosto, o Póvoa Jovem, um conjunto de eventos que pretende oferecer aos jovens do concelho um programa de animação cultural com uma vertente educativa.

Organizado pela Casa da Juventude, o Póvoa Jovem engloba actividades como a música, exposições e espectáculos artísticos, ao mesmo tempo que apresenta desafios à comunidade jovem do concelho.

Esse desafio é posto através da Expojovem, uma exposição de associações juvenis que pretende, de acordo com a organização, “afirmar a importância do movimento juvenil na vida da região e mostrar o reconhecimento do seu papel na sociedade”.

As associações participantes são a Associação Cultural de Animação e Formação, a Academia de Kung-Fu, o Grupo Desportivo, Cultural e Recreativo da Senhora do Ó, a Associação Cultural e Desportiva da Mariadeira, a Civiaventura, a Civiter, o Rotaract, o Clube Naval Povoense, a Associação Amizade Póvoa de Varzim/Cidades Geminadas, a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto (FAJDP), o Instituto Português da Juventude (IPJ), o Centro Regional de Formação de Animadores (CREFA), o Espaço T e o Aktiv Sport.

Ainda no âmbito do associativismo juvenil e com vista à sua promoção, o Diana Bar vai acolher, a 25 de Agosto às 21h30, uma reunião com as Associações Juvenis, representantes do IPJ e da FAJDP.

A música está também presente, através da iniciativa Rock a Lot, um Festival de Música Moderna que, a 26 de Agosto, atinge a sua fase final, depois de, no início do mês, se terem realizado as fases eliminatórias que levaram a concurso 24 bandas.

As bandas finalistas são os Mantra, Vespa, Chemical Wire e The Mad Dogs e vão actuar às 21h30, no Largo no Passeio Alegre.

Faz por Ti foi o desafio que a Casa da Juventude fez a jovens entre os 12 e os 35 anos que se inscreveram (as inscrições decorreram em Junho) e enviaram trabalhos em várias áreas artísticas, dependendo da imaginação dos participantes.

Os seleccionados vão agora apresentar os seus trabalhos, sendo que no Largo do Passeio Alegre vão decorrer, a partir das 22h30, as demonstrações de dança e música e no Diana Bar, a partir das 10h00, vai estar patente uma Exposição de Arquitectura.

Durante o Póvoa Jovem os mais corajosos podem encontrar também uma oferta de desportos radicais, cuja participação pode ser feita entre as 18h e as 24h.

Sem comentários: