sábado, 26 de agosto de 2006

O escultor Matthias Contzen na Galeria S.Mamede

A Galeria de S.Mamede tem o prazer de anunciar uma importante exposição de Escultura de Matthias Contzen, no dia 28 de Setembro, a partir das 19 horas.

Intitulada "Além do real" esta exposição será composta por cerca de 20 esculturas em basalto, mármore e bronze, e estará patente até 19 de Outubro, na Galeria de Lisboa.

Matthias Contzen nasceu na Alemanha, em 1964, país onde concluiu o Curso de Escultura da Academia Europeia de Belas-Artes de Trier.

Vive e trabalha em Portugal, desde 1998, onde já ganhou o maior prémio de escultura (prémio Citydesk) na sua edição de 2002.

De sólida formação oficinal, Matthias Contzen reúne, nesta exposição individual, um conjunto de esculturas recentes, de contornos ondulantes e sensuais, muitas delas altas, esguias e verticais, de maior dimensão, à escala do corpo humano, ao lado de outras mais baixas, bojudas e de menor dimensão, à escala da mão.

Como refere Eurico Gonçalves, no texto de apresentação do catálogo, "... são estes objectos escultóricos que importa observar e admirar com a atenção que merecem, designadamente no modo como a mão é capaz de "polir até à perfeição" materiais duros como a pedra e o metal. É nesse "polir até à perfeição", segundo a expressão feliz de Brancusi, que reside o segredo e a magia do escultor, que obstinadamente se afeiçoa à pureza da forma e à sua autonomia expressiva, tão moderna quanto neo-primitiva, nos ritmos ancestrais que desencadeia e assume como elementos de uma linguagem pessoal e universal."

Sem comentários: