domingo, 4 de março de 2007

LABAN na Escola Superior de Dança






No próximo dia 7 de Março, quarta-feira, pelas 21h00, o ‘átrio’ na Escola Superior de Dança acolherá uma actuação dos alunos finalistas do Laban.

Cerca de 20 futuros bailarinos interpretarão The last leg com coreografia de Yael Flexer, responsável artístico da Bedlam Dance Company.

Durante a curta passagem por Lisboa, os estudantes do Laban terão a oportunidade de partilhar experiências com o quotidiano da Escola Superior de Dança, participando em aulas práticas do respectivo plano curricular.

Está, ainda, prevista uma palestra com os dirigentes que acompanham esta digressão a Lisboa, os quais terão a oportunidade de expor à comunidade da ESD, os objectivos, programas, e um pouco da história do Laban.

O Laban é o mais destacado centro europeu de ensino de dança contemporânea e uma referência para muitas outras instituições dedicadas à formação de intérpretes e criadores nesta área.

A sua actual denominação – Laban Centre for Movement and Dance - data de 1975, embora o Art of Movement Studio, que o originou, tenha sido criado em 1948 por Rudolf Laban, o austro-húngaro considerado como um dos fundadores da dança moderna europeia.

Rudolf Laban criou a coreologia e um sistema de notação de movimento.

Foi o percursor da dança comunitária, e no seu plano de reforma da dança educacional enfatizou a sua crença de que a dança deve ser tornada acessível a qualquer pessoa.


O espectáculo agendado para o dia 7 de Março será completado com a projecção de curtas-metragens a realizar pelos alunos do 4º ano de espectáculo, no âmbito duma residência que realizarão, entre 26 de Fevereiro e 3 de Março, no Convento da Saudação, em Montemor-o-Novo, e dedicada à edição, montagem e realização em vídeo.





Sem comentários: