segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Sexta feira 13 - O Musical dos Xutos & Pontapés

Estreia na próxima quarta-feira, no Toyota Box em Lisboa pelas 21.30h, SEXTA-FEIRA 13 - O MUSICAL DOS XUTOS & PONTAPÉS.

Inédito, este espectáculo vem homenagear a banda rock mais amada do país e é fruto do encontro de vontades de diferentes pessoas.
A começar por António Feio e Susana Félix.

Tudo começou em 2004, durante os ensaios de Portugal, Uma Comédia Musical, em que António encenava e Susana participava como actriz e cantora.
Susana Felix falou com António Feio sobre um projecto de um musical português em que andava a pensar, ao que lhe respondeu que já tinha pensado em algo semelhante e que estava interessado em participar.
Após 1 ano começaram a reunir a equipa para o evento, convidando Eduardo Madeira para escrever o texto e Renato Jr para a direcção musical.
De salientar que os X&P deram total apoio ao projecto.
A fase seguinte foi escolher o local para a exibição do musical, seguindo-se as audições para o elnco em que era obrigatório saber cantar, dançar e representar.
No final do ano já tinham tudo escolhido e pronto para ensaiar, ensaios esses que começaram no princípo de Janeiro.

Na história, Maria João namora com Calado, o líder do grupo, temido por uns e fielmente seguido pelos outros; Didi, o melhor amigo de Calado, quer vencer no mundo da música e está apaixonado por Maria João.
Luisa, a melhor amiga de Maria João, namora com Tozé que quer ir para a universidade e ser alguém.
O Molas é boa pessoa mas totalmente dependente de drogas.
Juntos, vão para todo o lado e desafiam convenções; vivem a juventude em tudo o que esta tem de bom e de menos bom; vivem amores, ódios e convivem com a morte.

Neste espectáculo podemos contar com bonitas e afinadas vozes, bonitas e correctas coreografias e, claro, com uma boa representação.
Durante mais de hora e meia assistimos com gosto a um bom espectáculo de música, cor e magia.

O encenador, António Feio disse ao Hardmusica.com que se trata de um "musical original num espaço não convêncional".

Zé Pedro, baixista da Banda Xutos & Pontapés, afirma que se trata de "uma aposta já ganha, pois o texto está muito bem interpretado e a banda é muito boa".

A directora artística, Susana Félix, disse que depois da peça que fez com António Feio, Portugal uma Comédia Musical, "este projecto só poderia correr bem".

O texto do musical é da responsabilidade de Eduardo Madeira, que afirmou ter escrito "a história dos Xutos & Pontapés, sem ser a história dos Xutos & Pontapés".


Pedro Acabado
Participou em festivais da canção e fez o Curso de Oficinas de Expressão Dramática com Estrela Novais.
Trabalhou com o Grupo de Teatro de altaCena, da Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa, entrando no elenco de peças como Sonho de Uma Noite de Verão e A Peça Chama-se Assim? (textos com base nos Monthy Phyton). Trabalhou com Estrela Novais, José Boavida e Vicente Morais e, recentemente, participou como actor no programa da :2, A Revolta dos Pastéis de Nata.
SEXTA-FEIRA 13: “Método, trabalho e alegria...o sonho segue sempre para a frente, para trás mija a burra.”

Paula Teixeira
Paula é intérprete a dobrar: canta com a voz e com as mãos em Língua Gestual Portuguesa. Por acreditar que a música chega a todos e que é universal, faz-se ouvir a quem não ouve e nas primeiras filas dos seus concertos estão surdos, o seu público mais fiel desde o primeiro momento em que reuniu em si dois mundos aparentemente tão opostos: o som e o silêncio.
Com 16 anos de carreira, já gravou 2 álbuns de originais, cantou com Adelaide Ferreira e Fernando Pereira, integrou elencos de espectáculos musicais e de Revista à Portuguesa. Deu voz a temas de novelas como Baía das Mulheres, Morangos com Açúcar e Anjo Selvagem.
SEXTA-FEIRA 13: “Nesta Vida....Tudo pode acontecer....À Minha Maneira!!”

Sérgio Lucas
Aos 9 anos de idade venceu o festival infantil da canção da Rádio Lafões, S. Pedro do Sul. Dois anos depois, estreou-se no teatro com a peça infantil O Farruncha. Fez parte do grupo de expressão dramática da Escola Secundária de S. Pedro do Sul e participou no Encontro Nacional de Teatro Jovem do Porto. Ainda adolescente, fundou uma banda rock, Lezyriah, com a qual venceu vários concursos distritais de bandas. Mais tarde, fundou os Sekmet, banda com a qual gravou o seu primeiro álbum, assinou o primeiro contrato discográfico e fez a primeira digressão nacional.
Em 1997, sob a direcção de Filipe La Féria participou em Camaleão-Virtual Rock, uma séria musical para a RTP.
Participou nos programas da SIC, Sangue Latino e 13 O Número do Futuro, em 2005.
Venceu o concurso musical da SIC, Ídolos, e gravou o seu primeiro álbum a solo, contando com Luis Jardim na produção, "sendo totalmente pago por mim, pois não tive apoio de ninguém".
SEXTA-FEIRA 13: “Reis de um sonho cuja a engrenagem funciona com a coragem de dar ao público o prazer de observar a vida, pelo lado de fora.”

Irina Furtado
Canta profissionalmente desde os 21 anos e tem 2 bandas, uma de originais e outra de covers. Participou em programas de televisão como o Chuva de Estrelas, Riso, Mentiras e Vídeo, Cantigas de Mal-Dizer e Tic-Tac Milionário. Em 2001/2002 foi apresentadora do Curto-Circuito, na SIC Radical.
SEXTA-FEIRA 13: “...uma grande história de amor! Fuckin’ Amazing!"

Mané
"onge" é o título do seu 1º disco a solo editado em 2003 mas a música faz parte da sua vida desde sempre. Em 1999, venceu o concurso Academia de Estrelas (TVI) e participa na novela Anjo Selvagem.
Foi membro do grupo Sons em Cena (1999/2002), um espectáculo que recriava os mais conhecidos temas dos musicais do West End e da Broadway. Em 2002 inicia a sua formação como actor na Oficina de Actores da NBP (Casa do Artista) e, no ano seguinte, representa Portugal na Final Europeia dos Vencedores da Academia de Estrelas, Eurobest, cantando "Hero" com Mariah Carey. Ainda, participa em Saber Amar, novela para a qual também grava "Dolphins Make Me Cry".
Em palco, integra os elencos das comédias musicais In Love (2003) e Kiss Kiss (2004/2005)
SEXTA-FEIRA 13: “A distância que separa os corpos une a saudade numa só voz...”

Martinho Silva
Em 1995 ingressa o curso de Interpretação Teatral do Balletteatro Escola Profissional do Porto. Durante a sua formação, realça o estágio com a companhia Inglesa Protheus Theatre no Queen Marie’s College e o workshop com Claire Heggen (Théâtre Du Mouvement).
Trabalhou com os encenadores: João Paulo Seara Cardoso, José Wallenstein, Nuno Carinhas, Ricardo Pais, Ana Luísa Guimarães, Giorgio Barberio Corsetti, Maria Emília Correia, Nuno Cardoso, Marcantónio-del-Carlo, Cláudio Hochman, André Gago, Jorge Fraga, João Brites, Natália Luíza, Ana Tamen. Participou em criações de Isabel Barros, Tiziana Arnaboldi e fez Direcção de Movimento em vários espectáculos de teatro.
Com algumas co-encenações pelo caminho, afirmou o seu desejo de criação de objectos artísticos que habitassem o espaço entre o Teatro e a Dança e apresentou, em 2005, A casa de Petra Viana, no Teatro da Trindade.
Em televisão, participou em Nunca Digas Adeus, Morangos com Açúcar, Super Pai e Inspector Max.
Considera ainda fundamentais ao desenvolvimento da sua formação, os workshops com Eric de Bont, Clara Andermat, Paulo Ribeiro, Evel Tremel, William Hoobs, Né Barros, Jack Souvant, Peter Michael Dietz, entre outros.
SEXTA-FEIRA 13: “Punk's not Dead!”

Os personagens principais:
Maria João – Paula Teixeira
Calado – Pedro Acabado
Didi – Sérgio Lucas
Luisa – Irina Furtado
Tozé – Mané
Molas – Martinho Silva

Banda:
Teclas - Carlos Coincas e Renato Jr.
Bateria - Fred
Guitarra - Jorge Courela e Marco Nunes
Baixo - Nuno Espírito Santo

Encenação - António Feio
Texto - Eduardo Madeira
Direcção - Musical Renato Jr
Cenografia - Eric da Costa
Figurinos - Barbara Gonzalez Feio
Coreografia - Sónia Aragão e Carla Ribeiro
Desenho de Som - Fernando Abrantes
Desenho de Luz- Manuel Antunes
Imagem Gráfica e Multimédia - Neon
Coordenação Artística - Susana Félix
Assistente de Encenação - Sónia Aragão
Direcção Vocal - Carlos Coincas
Produção - UAU, Xutos&Pontapés e MDL

2 comentários:

Anónimo disse...

Susana Felix en Lusitania Felix....Fica Bem

Anónimo disse...

Lamentavelmente altos interesses se meteram pelo meio, impedidndo que este espectáculo 6ª Feira fosse mais além ! O que é de lamentar pois o 6ª Feira tinha um elenco óptimo, com cantores 5 estrelas como é o caso do Sérgio Lucas. È assim a vida em Portugal. Falta de público ? Não creio ! Outros interesses , isso sim !