segunda-feira, 11 de dezembro de 2006

Espanhol realiza um filme sobre "Fados"


O realizador espanhol Carlos Saura apresenta no próximo dia 13, no Palácio da Mitra, em Lisboa, o projecto do seu filme "Fados", disse à Agência Lusa fonte da produção.

Na sessão, a que assistirão o presidente da Câmara de Lisboa, António Carmona Rodrigues, e o vereador da Cultura José Amaral Lopes, serão exibidas algumas imagens da película.

O realizador espanhol esteve a filmar em Lisboa durante o Verão em várias zonas da cidade, nomeadamente no bairro de Alfama.

A mesma fonte adiantou à Lusa que do projecto fazem parte, entre outros, Carlos do Carmo, um dos consultores, Camané, Mariza, Argentina Santos, Ricardo Rocha e Fontes Rocha.

Ao lado dos portugueses estarão Cesária Évora, Chico Buarque, Lura, Caetano Veloso e a mexicana Lila Downs, que irá cantar "A travessa da Palha", de Lucília do Carmo, "à maneira das rancheras", indicou Carlos do Carmo.

Carlos do Carmo descreveu o filme como sendo "uma visão do Saura sobre o fado", vincando que o realizador "tinha já claro o que queria e quem queria".

O fadista, que integra com Rui Vieira Nery e Ivan Dias um grupo de consultores, reconheceu terem acrescentado "muito pouco" às ideias de Carlos Saura, que estudou o projecto durante dois anos e "sabia muito bem o que queria".

O fadista assinalou ter sido facultada "toda a informação", desde DVD a discos, ao realizador, que visitou vários locais de Lisboa onde se canta fado, do profissional ao amador, e assistiu a grandes espectáculos.

O filme, indicou ainda Carlos do Carmo, "passa por África, pelo Brasil, também pelo lado puro e duro da tradição e referência a guitarra portuguesa".

O filme, orçado em três milhões de euros, é uma co-produção da Zebra Producciones de Saura com a Duvideo de Ivan Dias, um dos autores da série televisiva "Povo que canta", e a Fado Filmes de Luís Galvão Teles, incluindo participações brasileira e francesa.

"Falta ainda a fase da montagem que pode alterar tudo, mas pelo que vi parece-me que este filme está na linha do filme 'Flamenco' que realizou em 1995", observou o fadista.

Carlos Saura tem rodado vários filmes relacionados com tradições musicais.
Em 1992 filmou "Sevillanas", seguindo-se em 1995 "Flamenco" e três anos depois "Tango no me dejes nunca".

Em 2002 filmou "Salomé" e no Festival de Cannes do ano passado anunciou a realização de um filme intitulado "Ibéria".

1 comentário:

Anónimo disse...

VEM AÍ UM FILME SOBRE O FADO, feito pelo aclamado Saura. Consta que entra a Severa, sabe-se que a Mariza filmou e a Argentina também, esta de uma forma muito especial. Não há uma alusão à ligação deste filme com a candidatura do fado a património imaterial da humanidade. Todavia o mais interessante, para memória futura, são estas declarações de Carlos doCarmo: "uma visão do Saura sobre o fado", vincando que o realizador "tinha já claro o que queria e quem queria".
Para bom entendedor está tudo dito!