terça-feira, 11 de abril de 2006

"Como se Faz um Santo"


No passado dia 11 de Abril, a Aletheia Editores apresentou, na Biblioteca João Paulo II da Universidade Católica, o livro Como se Faz um Santo de José Saraiva Martins.
A apresentação contou com a presença do autor e as intervenções de Peter Stillwell e de António Bagão Félix; o primeiro de um modo mais neutro e fiel ao conteúdo do livro, fazendo uma breve incursão pela vida do Cardeal, o segundo de uma forma bastante subjectiva fundamentando-se na sua leitura pessoal.

Esta obra é o resultado de uma extensa entrevista concedida pelo Prefeito para as Causas dos Santos a Saverio Gaeta, jornalista e chefe de redação do semanário Famiglia Cristiana, na qual o autor desvenda o processo de elevação de uma pessoa a beato e a santo, no passado e no presente, empreendendo uma reflexão sobre o aumento exponencial de beatificações e canonizações durante o papado de João Paulo II e a inevitabilidade de todas as diligências que tornam o processo longo e moroso.

José Saraiva Martins nasceu a 6 de Janeiro de 1932 em Gagos de Jarmelo, Guarda. Em 16 de Março de 1957 é ordenado sacerdote e durante a sua actividade como docente de Teologia e Reitor da Pontíficia Universidade Urbiniana publica extensa obra de teologia. Em 1988 é nomeado arcebispo Secretário da Congregação para a Educação Católica e, dez anos depois, a 30 de Maio inicia a sua acção como Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos. A 21 de Fevereiro, João Paulo II atribui-lhe o título da basílica de Nossa Senhora do Sagrado Coração, tornando-o cardeal.

Sem comentários: