Gargalhada de Yorick no Trindade
Hoje em reprise, no Estúdio do Teatro Trindade, em Lisboa, e durante cerca de 95 minutos, André Gago e Joaquim Nicolau irão, uma vez mais, abordar de uma forma original aquela que é a peça de teatro mais emblemática de toda a literatura ocidental.
Involuntariamente didáctico, o espectáculo acaba por familiarizar de uma forma extremamente eficaz o público com a trama e a essência da obra.
Combinando o cómico e o trágico (como, aliás, é recorrente em Shakespeare), este espectáculo representa também uma oportunidade rara para ouvir, em português, alguns dos solilóquios mais belos da peça original: “Ser ou não Ser...”, “Que Reles e Velhaco Escravo...”, “Como Todas as Ocasiões Parecem Dar Má Informação de Mim”.
Não é por isso de estranhar que Hamlet - Príncipe da Dinamarca, suba novamente a palco.
Desta vez, pela mão de André Gago, com produção do Teatro Instável e co- encenação de André Gago e Joaquim Nicolau, Hamlet será levado a cena em Fevereiro do próximo ano.
Com o elenco praticamente escolhido, o actor André Gago, a quem também coube traduzir a peça, afirma: “O elenco não é seguramente o mais difícil.
Fazer esta peça, é, já por si, um grande desafio como o foi para tantos outros encenadores, eu e o Joaquim estamos, por isso, bastante animados”.
Não são muitos, porém, aqueles que se aventuraram, em Portugal, na tradução do texto que apresenta as várias faces do talento literário de Shakespeare, em que drama histórico, tragédia, sátira e romance se mesclam ao longo da apaixonante trajectória de Hamlet.
A escritora Sophia de Mello Breyner, António Feijó e José Blanc de Portugal são os autores das traduções e adaptações que actualmente se encontram disponiveis no mercado.
“Foi um longo percurso de quase dois anos e meio, iniciado com a Gargalhada de Yorick”, comenta o actor que acrescenta “porque com o Yorick sempre tive como objectivo oculto vir a fazer o verdadeiro Hamlet”.
Gargalhada de Yorick (reprise).
De/Enc: André Gago
Prod. Teatro Instável; uma versão de Hamlet para dois actores
com André Gago e Joaquim Nicolau
Teatro da Trindade, Estúdio Tel. 21 342 00 00
26 de Abril a 21 de Maio 95 minutos; 4ª a Sábado às 21h30 - Domingo 17h
Sem comentários:
Enviar um comentário