sexta-feira, 28 de abril de 2006

Humberto Delgado comemorado em Vila Franca de Xira

A Sessão Evocativa do Centenário do Nascimento do General Humberto Delgado, a ter lugar hoje, pelas 21.30 Horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho deVila Franca de Xira.

Humberto Delgado chegou ao mundo no dia 15 de Maio de 1906, em S. Simão da Brogueira, Torres Novas, e foi, no seu tempo, o mais novo dos generais das Forças Armadas Portuguesas.

No seu percurso militar teve uma carreira cheia de incidentes e de glória.
Conviveu, quer com a chefia de Sidónio Pais, quer com a ditadura salazarista que, mais tarde, o demitira das Forças Armadas.

Foi militar, político e escritor.

Frequentou o Colégio Militar, cujo curso concluiu em 1922, ingressando na Escola Militar, onde tirou os cursos de Artilharia de Campanha, em 1925;de Piloto-Aviador, em 1928 e de Estado-Maior, em 1936.

Foi promovido ao posto de brigadeiro em 1946 e ao de general em 1947.

Foi um escritor, dentro da sua convicção e no gosto da verdade e no cumprimento dos deveres como cidadão e como político.

De entre os seus escritos, destacam-se os livros tão polémicos "Dapulhice do Homo Sapiens" e o "Manual da Legião Portuguesa".

Embora tivesse servido a Ditadura em alguns cargos, vindo da América, onde desempenhou o lugar de adido militar, opôs-se à Ditadura e a Salazar, já que pela vivência e pelas fortes convicções se converteu à Democracia política e, nas eleições presidenciais de 1958, sendo general da aeronáutica se candidatou, pela oposição, tendo contestado os resultados eleitorais que, fraudulentamente, deram a vitória ao almirante Américo Thomaz.

Demitido das Forças Armadas encabeçou, no estrangeiro, o movimento de oposição ao governo português.
Trabalhou muito no estrangeiro, no campo político e na tentativa de modificar as coisas no seu País.

O exílio, porém, é do mais dramático que se pode viver e foi uma vítima de privações, de intolerâncias, de perseguições e, finalmente, de uma armadilha sabiamente montada pela PIDE, que o conduziu à fronteira portuguesa, perto de Badajoz, em Villanueva del Fresno, onde, em 1965, foi assassinado, por ordem da Ditadura, assim como a sua fiel secretária, a brasileira Arajaryr Moreira Campos.

A sessão, integrada nas Comemorações do Município para o 32.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, é promovida, em parceria, pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e a Fundação Humberto Delgado, e contará com a presença do Deputado Manuel Alegre.

Sem comentários: