sábado, 20 de janeiro de 2007

Al Ayre Español na Gulbenkian


Segunda, 22 de Janeiro, 19h00
Grande Auditório


Al Ayre Español
Collegium Vocale de Ghent


Eduardo López Banzo Direcção

Isabel Monar Soprano
Nuria Rial Soprano
Carlos Mena Contratenor
Malcolm Bennett Tenor
Josep Miquel Ramón Barítono



Georg Friedrich Händel
Dixit Dominus (Salmo 109), HWV 232


José de Nebra
Vísperas a la Virgen, dedicadas a la Catholica Magestad de la Reina D. Maria Barbara de Portugal (1749)


O agrupamento instrumental Al Ayre Español e o Collegium Vocale de Ghent, sob a batuta de Eduardo López Banzo, propõem-nos a escuta de obras representativas de duas das tradições da música sacra europeia do barroco: a anglicana e a católica, pela mão dos compositores Georg Friedrich Händel e José de Nebra, respectivamente.


A ligação Händel com a Inglaterra é bastante conhecida, ao contrário do que acontece com a obra de José de Nebra, o compositor espanhol mais importante de meados do século XVIII, expoente da influência do estilo italiano na música da época.

A sua ligação com Dona Maria Bárbara de Bragança começou ainda em Lisboa, já que foi um dos autores da música do melodrama intitulado Amor aumenta o valor, por ocasião dos festejos do casamento do Príncipe das Astúrias (futuro Fernando VI de Espanha) e da princesa portuguesa.


Para além das Vésperas à Virgem que serão ouvidas neste concerto, escreveu posteriormente também o Requiem para as exéquias da sua rainha, utilizado nas cerimónias litúrgicas da família real espanhola até ao século XIX. A sua música religiosa é, aliás, uma parte significativa do seu catálogo, devido ao posto desempenhado na Capela Real madrilena.
Juntamente com o agrupamento Al Ayre Español, estarão em Lisboa quatro excelentes cantores espanhóis, particularmente ligados ao repertório da música antiga: para além de Carlos Mena, cuja presença é habitual em Portugal, serão igualmente solistas Nuria Rial (colaboradora de René Jacobs em diversos projectos), Isabel Monar e Josep Miquel RamónAl Ayre Español.

Sem comentários: