sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Beto Betuk apresenta novo trabalho


Depois dos “Encontros”, primeiro álbum de Beto Betuk que recebeu vários elogios e despertou grande interesse por parte da crítica e de variadíssimas personalidades do meio, “Memórias da Terra Quente” é o segundo trabalho a solo do jovem percussionista, produtor e compositor, um projecto que se baseia em viagens por “terras quentes” e na forma como o autor absorve e respira os ritmos e influências dessas terras.

Viagens por Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Argentina e Cabo Verde.

Neste trabalho Betuk tem o privilégio de contar com a participação vocal de Paulo de Carvalho, Sara Tavares, Philip Hamilton (trabalhou com Pat Metheny, Mike Stern, Gilberto Gil, entre muitos outros), Giovanna Moretti (cantora do conhecido grupo de percussão brasileiro Batacotô), Uxia Senlle (Conhecida cantora Galega) e de diversos instrumentistas também conceituados nacional e internacionalmente como o caso de Ernesto Leite (trabalha habitualmente com Luís Represas), Armindo Neves (director musical de Paulo de Carvalho), Davide Zaccaria (director musical de Dulce Pontes) e do espanhol António Serrano (trabalha com Paco de Lucia).


Biografia


Percussionista e compositor, nasceu em Tomar a 4 de Agosto de 1981 e inicia a sua actividade em 1996, inspirado e motivado pelo amigo e percussionista português Rui Júnior.

No ano de 98 viaja para Londres onde assiste a vários seminários e workshops de percussão. Nesse mesmo ano é convidado por Fausto Matias (coreógrafo português) a integrar o projecto Reaction, onde teve o privilégio de trabalhar com o conhecido músico e compositor nova-iorquino Philip Hamilton, com quem mantém uma forte amizade e colabora até hoje.
Desde então ampliando os seus horizontes, Betuk cria e participa em várias bandas sonoras para dança, teatro e televisão.

Dedica-se à música popular, ao jazz, à dança e à música do mundo, colaborando e gravando com vários artistas nacionais e internacionais.

Em 2003 juntamente com Carlos Moisés (Quinta do Bill), Fernando Girão, Jorge Rivotti e Paulo Serafim, participa como músico e compositor no disco de homenagem à centenária Festa dos Tabuleiros de Tomar.

Foi um dos músicos habituais de Fernando Girão, com quem colaborou durante 2 anos.

Em 2005 edita o seu primeiro disco a solo, intitulado Encontros, que conta com a participação, entre outros músicos conceituados, de Ivan Lins, Paulo de Carvalho, Fernando Girão, Philip Hamilton, Maria Viana e Nanã Sousa Dias.

Álbum esse que despertou grande interesse por parte da crítica e de variadíssimas personalidades do meio.Actualmente integra a tournée nacional e internacional de Dulce Pontes, “O Coração tem 3 Portas”, tendo também gravado o álbum com o mesmo título; e lança o seu segundo disco a solo, Memórias da Terra Quente, que mais uma vez conta com a participação de vários músicos conceituados, como Philip Hamilton, Paulo de Carvalho, Uxía Senlle, Giovanna Moretti, Sara Tavares, entre outros.

Sem comentários: