domingo, 14 de janeiro de 2007

Diego Figueiredo no Onda Jazz a 18 de Janeiro


O guitarrista Diego Figueiredo, de apenas 23 anos , natural de São Paulo, no Brasil, vem a Portugal para uma série de espectáculos, de forma a apresentar o seu primeiro trabalho intitulado "Segundas Intenções".

Trata-se do primeiro CD instrumental de guitarra solo, lançado no Brasil, onde Diego, em espectáculo a solo apresenta músicas de sua autoria e clássicos da música brasileira e internacional, como "Sampa" de Caetano Veloso, "Carinhoso" de Pixinguinha - (Alfredo da Rocha Vianna), "La Catedral" de Augustin Pio Barrios, "Samambaia" de Cesar Camargo Mariano, "Prelúdio nº 3" de Villa-Lobos, "Cherokee" de Ray Nobles, "Lamento do Morro" Garoto - (Aníbal Augusto Sardinha), "Manhã de Carnaval" de Luiz Bonfá e Antonio Maria, "Chorinho prá ele" de Hermeto Pascoal, "Mucuripe" de Belchior e Fagner de dntre um leque bem eclético da Música Brasileira e internacional.

Diego Figueiredo, diferencia-se a tocar guitarra pelo facto de o fazer com a mão (apesar de também tocar com palheta) tirando um som limpo, com técnica própria apurada e arranjos e melodias elaboradas com uma complexidade que é a sua característica.

Segundo Paulo Bellinati, conceituado violonista, "Diego Figueiredo é um músico com qualidades para brilhar em qualquer palco internacional e nos mais selectos festivais de jazz".


Tendo começado muito cedo, aperfeiçou-se nos estilos MPB, erudito e jazz em conservatórios de Franca, Tatuí e Ribeirão Preto.
Em 1999 foi vencedor, através de concurso, de uma bolsa de estudos para a Berklee College Of Music em Boston nos Estados Unidos, que por motivos alheios á sua vontade não pode desfrutar.

No dia 07 de junho de 2001 em São Paulo, recebeu o troféu “Antonio Carlos Jobim” por ter conquistado o segundo lugar no Prémio Visa de Musica Instrumental, que o colocou em destaque como uma das grandes revelações em guitarra solista.

Sem comentários: