terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Hamlet por André Gago estreia no Olga Cadaval

André Gago vai finalmente levar a cenaaquela que é a peça de teatro mais emblemática de toda a literatura ocidental, Hamlet de William Shakespeare.


Numa co- produção entre o Inatel/Teatro da Trindade e o Teatro Instável, Hamlet estreia a 2 de Fevereiro de 2007. E manter-se- à em cena até 5 de Maio.

Com estreia marcada em Sintra, no Centro Cultural Olga Cadaval, dias 2 e 3 de Fevereiro, esta nova produção de Hamlet promete.

Com o elenco escolhido, o actor André Gago, a quem também cabe a encenação de Hamlet, afirma: “Estou muito contente com a selecção feita. São grandes intérpretes do teatro português. O caso de Maria Emília Correia, Mário Jacques, Orlando Costa”. E adianta “Fazer esta peça, é,
já por si, um grande desafio como o foi para tantos outros encenadores”.

André Gago interpretará Hamlet. “Foi um longo percurso de quase dois anos e meio, iniciado com a Gargalhada de Yorick. Com o Yorick sempre tive como objectivo oculto, vir a fazer o verdadeiro Hamlet”, justifica o actor que acrescenta, “Trata- se de um caso de paixão”. Segundo o actor, assinam ainda, em Hamlet, um conjunto de personalidades com prestações muito interessantes no mapa do teatro nacional: na Cenografia e Figurinos, Ana Vaz; Na Música, Nicholas McNair; no Desenho de Luz, Daniel Worm; e Diogo Varela Silva na Produção”.

Também a André Gago, que reúne uma série de competências, coube a tradução.
Não são muitos, porém, aqueles que se aventuraram, em Portugal, na tradução do texto que apresenta as várias faces do talento literário de Shakespeare, em que drama histórico, tragédia, sátira e romance se mesclam ao longo da apaixonante trajectória de Hamlet. “A escritora Sophia de Mello Breyner, António Feijó e José Blanc de Portugal são os autores das traduções e adaptações que actualmente se encontram disponíveis no mercado. No entanto, tive a necessidade de fazer a minha própria tradução. Para poder recriá- la em Português e o mais intensamente possível”, comenta o actor.
Depois de Sintra, Hamlet abre caminho para o início de uma digressão nacional.
Estará em cena dias 9 e 10 de Fevereiro, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.
Depois é a vez do Montijo, no Cine-Teatro Joaquim de Almeida, dias 23 e 24 de Fevereiro.
Já em Faro, Hamlet irá a palco, dias 2 e 3 de Março, no Teatro Municipal de Faro.
Assinalará finalmente o regresso a Lisboa com uma temporada no Teatro da Trindade, de 22 de Março a 29 de Abril, para mais tarde, a 5 de Maio, estar em cena em Torres Novas, no Teatro Virgínia.

Os espectáculos, terão início às 21h00 e terão cerca de 3h de duração, com intervalo.

A Tragédia de Hamlet, Princípe da Dinamarca. De William Shakespeare;
Trad./Enc: André Gago;
Prod. Co- prod. Inatel/Teatro da Trindade e TeatroInstável.
Estreia Absoluta: Centro Cultural Olga Cadaval - 2 e 3 Fevereiro.;
No Teatro da Trindade - de 22 de Março a 29 de Abril
Preços:
20€ (1ª plateia)
12,50€ (2ª plateia)
Descontos: Jovens c/ - 18 anos e 3ª idade + 65 anos.

Sem comentários: