sexta-feira, 9 de março de 2007

Martinho Dias expõe na Galeria de Arte de S.Bento


GALERIA DE ARTE DE S. BENTO APRESENTA MARTINHO DIAS

«Aplauso»
10 de Março a 28 de Abril de 2007

APÓS A REABERTURA COM PAULA REGO,
A GALERIA DE S. BENTO APOSTA EM NOVOS VALORES NACIONAIS

Após o sucesso da exposição de reabertura de Paula Rego, a Galeria de S. Bento de Lisboa inaugura no Sábado, 10 de Março de 2007 (das 15h às 19h) uma exposição de pinturas de Martinho Dias, um jovem artista português formado pela Faculdade de Belas Artes do Porto e que nos apresenta uma série de trabalhos entitulados “Aplauso”.

Em relação a esta série, o artista afirma o seguinte: “O objectivo das pinturas que constituem a série “Aplauso” é o de reflectir a ténue fronteira que separa a vitória, a glória, o glamour, a mentira, o medo ou a incapacidade de vencer.

É nesta linha frágil, plena de emoções diversas, que o direito do aplauso é determinado, quer a vitória tenha sido conseguida através de um cronómetro, ou numa situação de sobrevivência ao limite, ou pela intervenção dos media.”
Paralelamente à exposição, será lançado um catálogo editado pela Galeria com o título da exposição onde se pode apreciar todos os pormenores desta mostra.

Do catálogo, citamos o texto escrito pelo crítico de arte, Hugo Barata, por ocasião da exposição:
“O conceito por nós entendido como “realidade” é, no fundo, simbolicamente estruturado através da linguagem. A “realidade real”, essa, está para trás do “simbólico”, ou seja, está na génese das coisas(...)
Martinho move-se na senda de desdobrar “esta realidade”, aquela que nos é comum, e fá-lo de uma forma sugestiva, sugerida, mais do que prescritiva.

Privilegia padrões de informação recolhida através de fotografias de diversas fontes dos meios de comunicação (...) e, de forma criteriosa, divide-os em momentos composicionais de “instância matérica”, substrato das representações de figuras e corpos da sua pintura, encarados como uma inevitabilidade do quotidiano.

A sua visão tem em consideração a consciência como elemento identificatório da identidade humana, sabendo no entanto que cada um de nós enquanto observador e espectador, apenas almejamos a ser um momento à parte de um mapa global.
A série de acrílicos «Aplauso» mostra e propõe o corpo como algo que aprendemos a manipular, articulando-o sem diferenciação ou demarcação absoluta entre existência corpórea e simulação imagética. Nós somos aquelas figuras, naquelas situações.
Martinho Dias equaciona uma desconstrução das diversas franjas da nossa realidade percepcionada, naquilo que Debord considera “o espectacular integrado”, e reconfigura-as no plano da tela, demonstrando em níveis múltiplos e de diversas formas (no realismo das figuras, no esboço ou no apagamento parcial) que não nos será possível a total captação do mundo exterior, a não ser que a própria pintura seja tão complexa e multifacetada como o próprio mundo global.
Segundo o próprio artista nos seus escritos, este corpo de trabalho está intimamente ligado à “sociedade espectacularizada” e suas tensões diversas, tensões essas que exploram implicações culturais das teorias sociológicas, ou, se quisermos, a forma como encaramos a indústria dos media, considerando que as imagens serão sempre anúncios do status quo.”


A exposição estará patente ao público até ao dia 28 de Abril e a entrada é gratuita.

Sem comentários: