quinta-feira, 8 de março de 2007

Temas e Debates a 14 de Março na Bertrand

Temas e Debates 14 de Março


Adriano Moreira . Agustina Bessa-Luís . Álvaro Siza Vieira . Anthimio de Azevedo . António Ramos Rosa . Argentina Santos . Borges Coelho . Eduardo Lourenço . Eunice Muñoz . Fernando Catarino . Fernando Lanhas . Fernando Távora . Galopim de Carvalho . Glicínia Quartin . Helena Rocha Pereira . Helena Sá e Costa . José Manuel de Mello . José Pinto da Costa . José Saramago . Júlio Pomar . Júlio Resende . Luísa Dacosta . Manoel de Oliveira . Manuel Martins. Margarida Tengarrinha . Maria de Lourdes Levy . Maria Keil do Amaral . Moniz Pereira . Nella Maissa . Nuno Grande . Óscar Lopes . Ruy de Carvalho . Sequeira Costa . Vítor Crespo.

LANÇAMENTO 14 de Março, 18h 30, Livraria Bertrand C.C. Picoas Plaza (Rua Tomás Ribeiro, nº 65)

Apresenta o livro ANA SOUSA DIAS

Com a presença de Anthimio de Azevedo, António de Azevedo, António Ramos Rosa, Argentina Santos, Borges Coelho, Fernando Catarino, Galopim de Carvalho, Margarida Tengarrinha, Maria Keil do Amaral Moniz Pereira, Maria de Lourdes Levy, Vítor Crespo.

SINOPSE


O QUE A VIDA ME ENSINOU reúne 34 depoimentos recolhidos por Valdemar Cruz originalmente publicados no semanário Expresso em dois momentos distintos: Capa da «Revista» a 9 de Novembro de 2002 e, semanalmente, na «Única», entre Janeiro e Agosto de 2005.
Os entrevistados são nomes relevantes da sociedade e cultura portuguesas que se distinguiram pelo mérito do trabalho desempenhado em áreas distintas do conhecimento.
Lutando contra «a sacralização do efémero e de um quase obsceno culto da juventude pela juventude», Valdemar Cruz estabeleceu como único critério o de reunir apenas convidados com mais de setenta anos.
Pretendia-se que estas entrevistas fossem longas conversas, presenciais, em que cada entrevistado falasse do modo como viveu, das circunstâncias que o fez como é, dos factores que determinaram a construção da sua personalidade e, por fim, daquilo que a vida lhe tinha ensinado.
As entrevistas tiveram como suporte um guião que Valdemar Cruz seguiu com pouco rigor, aguardando com expectativa desvios inesperados, momentos de cumplicidade que alterassem o rumo da conversa, momentos de visibilidade.
Dos bastidores destas entrevistas, diz o autor que são «um mundo outro, com frequência aliciante, seja pelo inusitado das situações vividas, seja pela crueza, pela ternura, pela raridade, pelo inesperado revelado por personalidades tão ricas e complexas».
Valdemar regista as palavras de Maria Keil, «cheias de vida e de memórias deslumbrantes que constantemente procurava desvalorizar», recorda o passeio com Eunice Muñoz pelas ruas de Paço de Arcos, fala-nos da «espontaneidade e do humor contido» do biólogo Fernando Catarino, dos dois desenhos que o poeta António Ramos Rosa fez durante a entrevista, da «serenidade contagiante» de Glicínia Quartin, do baú de memórias de Adriano Moreira...
O resultado de anos de audição, transcrição e reconstrução de experiências de vida intensas é uma recolha de testemunhos poderosos, pessoais e únicos, que são, acima de tudo, preciosas lições de vida.

BIOGRAFIA

Valdemar Cruz é jornalista profissional desde 1976.
Galardoado com o Grande Prémio Gazeta de Jornalismo em 2002 e com o Prémio Cinanima em 1998, iniciou a sua actividade em O Diário em 1976.
Natural de S. Pedro da Cova, Gondomar, é redactor do semanário Expresso desde 1989. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras do Porto, frequentou durante seis anos o Conservatório de Música do Porto.
A opção pelo jornalismo levou-o a abandonar a actividade musical.
Colaborou com as revistas Exame, Casa Cláudia, Arquitectura & Construção e com o jornal Comércio do Porto. Foi director da revista Dragões.
Escreveu no jornal galego A Nosa Terra e na revista alemã Merien.
Ajudou a fundar e co-dirigiu o Grupo de Teatro Circo e o Cineclube Tempos Modernos.
Fez parte dos corpos gerentes do Sindicato dos Jornalistas e da Federação Portuguesa de Cineclubes.
É co-autor, com José Pedro Castanheira, do livro A Filha Rebelde, editado pela Temas e Debates.
É ainda autor dos livros O Soldado e o Capitão, os Cravos e o Povão, Histórias Secretas do Atentado a Salazar, e Retratos de Siza.

Sem comentários: