sexta-feira, 9 de março de 2007

Eça de Queirós pelo Teatro Noroeste


O Centro Dramático de Viana- Teatro Noroeste vai trazer a cena “Eça apresenta-se com os Maias”.


Especialmente dirigido a alunos do 11º ano, para quem a obra Os Maias é de leitura obrigatória, este espectáculo-conferência é a mais recente aposta do Pelouro da Cultura no que respeita a espectáculos teatrais para a comunidade escolar.
As primeiras três sessões vão ter lugar no dia 14, às 9h00, 10h15 e 12h00, para os alunos da Escola Secundária Eça de Queirós.
A Escola Secundária Rocha Peixoto recebe o espectáculo no dia 19, com três sessões marcadas para as 10h10, 15h20 e 17h05.

Também previsto está a participação de alunos do 11º ano do Grande Colégio de Amorim, numa das sessões anteriormente assinaladas.
“Eça apresenta-se com os Maias” é um espectáculo teatral que proporciona aos alunos vários elementos de aprendizagem como aspectos biográficos de Eça de Queirós (como por exemplo, ter nascido na Póvoa, em 1845) e também sobre o contexto sócio-cultural e literário do século XIX. De facto, o texto, escrito por Castro Guedes, está orientado para o que os alunos devem aprender através da leitura d’Os Maias, uma crítica aos costumes do Portugal do século XIX em geral, e da sociedade lisbonense em particular.

Assim, em “Eça apresenta-se com os Maias” juntam-se no palco personagens reais, como o próprio Eça, a sua esposa Emília e até mesmo Antero de Quental, que dão uma visão sobre a vida do escritor, e personagens d’Os Maias, como a Gouvarinho, o Eusebiosinho, entre muitas outras personagens-tipo que pretendiam caracterizar a sociedade lisbonense, e que ajudam, então, a entender a crítica subjacente à obra Os Maias.


O espectáculo teatral tem uma duração prevista de 25 minutos, findos os quais se dá espaço ao debate entre actores, alunos e professores.




Sem comentários: