sexta-feira, 24 de março de 2006

Ana Maria Botelho expõe no Museu da Água


A artista plástica Ana Maria Botelho, de 69 anos, inaugurou ontem, a sua mais recente exposição, "Um olhar com muita gente dentro" no Museu da Água - Reservatório da Patriarcal, em Lisboa, divulgando assim uma nova fase na sua pintura.

A pintora, que esteve retirada por motivo de doença, vai inaugurar "Um olhar com muita gente dentro", onde os trabalhos "primam pela ausência do detalhe" e se destacam "através da cor, expressão e carga gestual", segundo fonte do Museu da Água.

Nasceu em Lisboa no ano de 1936, Ana Maria Botelho licenciou-se em Artes Plásticas na Escola Superior do Louvre em Paris, frequentou ainda a Escola Superior de Belas Artes de Roma, tendo exposto pela primeira vez, individualmente, em Lisboa, em 1963.

Seguiram-se muitas mais mostras individuais em Portugal e no estrangeiro e ainda participações em exposições colectivas na Europa, Estados Unidos, Austrália e Brasil.

A pintota está representada no Museu de Arte Moderna de Famalicão, Museu do Caramulo, Museu Malhoa nas Caldas da Rainha, Museu de Arte Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação Mário Soares, entre outros.

No estrangeiro, tem a sua obra nos museus de Arte Moderna de Sidney, São Paulo, Paris, Bruxelas, Lille, Amesterdão, Copenhaga, São Francisco e Banguecoque, no Museu dos Artistas Europeus em Miami, na Fundação Rockfeller em Washington, no Museu Hermitage em São Petesburgo e no Museu Gugenheim de Nova Iorque.

A Câmara Municipal de Loures, por mérito cultural, atribuiu o nome da pintora à rua onde mora, tendo a artista recebido também a medalha de ouro e de cidadã honorária de Alcochete, lugar onde existe a "Casa de Arte Ana Maria Botelho".

Ana Maria Botelho escreveu também de livros de poesia, participou em diversos programas de televisão, palestras e colóquios sobre arte e teve uma rúbrica dedicada às artes relacionadas com adolescentes e jovens num programa feminino da RTP.

Com mais de meio século dedicado às artes, a pintora e poetisa escreve no seu site :
"Estou em posição de descoberta
O rosto levantado para o fim do risco
e no fim do risco a porta aberta".

A exposição vai estar patente até ao próximo dia 15 de Abril.

Sem comentários: