sexta-feira, 24 de março de 2006

O Contador de Histórias no Convento de Cristo


O livro "Este pão não é de trigo, é de papoilas", do escritor tomarense Nuno Garcia Lopes, vai ser o mote para o próximo jogo integrado na iniciativa Pais ao Convento, a realizar dia 26 de Março, domingo, a partir das 11 horas, no Convento de Cristo, em Tomar.

A iniciativa, da responsabilidade dos Serviços Educativos do Convento, realiza-se no último domingo de cada mês, proporcionando a entrada gratuita naquele monumento Património da Humanidade, e dando às famílias a oportunidade de viverem uma manhã diferente, descobrindo os magníficos espaços do templo através de um jogo que fornece pistas para a sua demanda.
Além das pistas, que incluem excertos do livro cujo tema é Tomar, os participantes vão ainda encontrar-se com o escritor nalguns dos locais, ouvindo pela sua própria voz poemas alusivos. No final, terão oportunidade de ouvir alguns alunos das Escolas Gualdim Pais e Nuno Álvares Pereira, bem como o próprio autor, dizerem alguns dos poemas do livro.
Haverá ainda tempo para os participantes poderem conversar com o escritor.

A iniciativa permitirá não só a descoberta do Convento mas servirá igualmente para abrir o apetite para a Festa dos Tabuleiros, a realizar em 2007.

Nascido em Linhaceira, concelho de Tomar, em 1965, Nuno Garcia Lopes é um dos fundadores do grupo O Contador de Histórias, dividindo actualmente a sua vida artística entre a escrita e a realização de sessões de contos e de poesia.

"Este pão não é de trigo, é de papoilas" é o seu terceiro livro de poesia.
Publicado em 2001, parte de títulos de precisão fotográfica, sempre situados em Tomar, para textos que frequentemente extrapolam a mera ambiência local ganhando uma universalidade que sempre foi também característica desta cidade.

Editor, tradutor e revisor, Nuno Garcia Lopes tem vindo mais recentemente a ser reconhecido pelo seu papel na promoção do livro junto das crianças e jovens.
Através do grupo O Contador de Histórias realizou centenas de actividades com estes grupos etários, entre as quais "A História do Senhor Verde", um conto inédito de carácter pedagógico relacionado com o ciclo da vida vegetal, a estrear dia 1 de Abril no Parque Ambiental de Santa Iria de Azóia.

Enquanto autor, destaquem-se os livros da colecção Lua do Mar, cujos dois volumes até agora publicados já venderam mais de três mil exemplares, e que, pela sua qualidade literária e características pedagógicas, têm vindo a ser a ser adquiridos por autarquias e outras entidades ou a dar lugar a actividades de promoção da escrita e do ambiente.

Sem comentários: