quarta-feira, 22 de março de 2006

Mestre Gepeto de António Torrado em Sines

Nos próximos dias 24 e 25 pelas 22.00h no Auditório das Artes de Sines sobe ao palco Mestre Gepeto. De salientar que o Autor estará presente nas exibições da peça.

Mestre Gepeto reflecte sobre várias questões: o conflito geracional, a procura da individualidade e da afirmação pessoal, a busca do afecto e a projecção do amor, as questões da vida e da morte, a ousadia da criatura que se pretende Criador…

O espaço cénico coloca-nos num universo uterino, escuro, frágil, aquático, suspenso no tempo. Mistura de despojos e de laboratório científico; aos olhos de Pinóquio, Gepeto surge como um pai, um criador, um deus…

Pinóquio, já um jovem adulto, cansado de andar perdido pelo mundo, procura um regresso às raízes e o seu pai desaparecido.
Encontra Gepeto na barriga de uma baleia, mas, para sua admiração, o pai é apenas uma sombra do que foi.
Revela-se um Gepeto conformado, afastado do mundo, desistente, um homem que já nem parece reconhecer o seu próprio filho e que afirma ter encontrado o seu lugar na solidão daquele ventre húmido e escuro.
Animado por ter encontrado o pai e contrariando a vontade do mesmo, apesar de tudo e também porque não consegue arrancar Gepeto daquele lugar, Pinóquio decide ficar a viver na baleia.
Mas, ao longo dessa estadia, descobre que o pai tinha vindo a construir outros Pinóquios idênticos a ele.
Encontra por entre os escombros pedaços de corpos, alguns já carbonizados, mãos, pernas, cabeças, rostos que são a cópia perfeita do seu.
Chocado com esta revelação, Pinóquio sente-se rejeitado e substituído, o que vem a dar origem ao crescendo de um ódio mortal contra o próprio pai...

O espectáculo Mestre Gepeto, de António Torrado, é a 57.ª Produção do Teatro do Mar e é a primeira vez que o texto é levado à cena.

Informações: Tel. / Fax 269 634 511
producao@teatrodomar.com

Sem comentários: