sexta-feira, 31 de março de 2006

Cartoon Xira 2005

Dia 18 de Março, foi inaugurada a exposição "Cartoon Xira 2005", que consiste numa exposição de Banda Desenhada satírica , feita anualmente em Vila Franca de Xira.


Assim este ano encontra-se no espaço simbólico do Celeiro da Patriarcal, um conjunto de trabalhos cuja qualidade é reconhecida a nível nacional e internacional.

Os Cartoonistas em destaque são três contemporâneos e um Cartoonista dos anos 80 que apesar de já ter falecido, é-lhe aqui prestada homenagem.




Os três Cartoonistas contemporâneos são António Antunes, Augusto Cid e António Maia, que embora tenham linguagens expressivas muito diferentes unem-se através da representação de temas idênticos.

O Cartoonista dos anos 80 é José de Lemos, que apesar de não ter uma linguagem rigorosamente actual, é um bom Cartoonista, pois toda a sua obra tem que ser analisada de acordo com a cultura socio-económica da sua época.


Esta exposição contou também com algumas figuras públicas do Concelho, dentre as quais destacamos a Vereadora da Cultura, Conceição Santos, que desde logo se disponibilizou, a responder a qualquer questão inerente.

Sem comentários: