quinta-feira, 2 de março de 2006

O Lançamento do Livro de Mari Alkatiri em Portugal

Mari Alkatiri esteve em Portugal para o lançamento da 2ª edição do seu livro "Timor-leste - O Caminho do Desenvolvimento", no passado dia 16 de Fevereiro tal como noticiamos no Hardmusica.com, a 1ª edição foi lançada em Díli a 26 de Novembro.

Apesar do Professor Diogo Freitas do Amaral, na qualidade de Ministro dos Negócios Estrangeiros, ter sido previamente anunciado, no último momento e sem qualquer explicação, a apresentação foi feita pelo professor Jaime Cravinho, na qualidade de secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação.

Os agradecimentos foram lidos por Tatiana Pinto, timorense e estudante na Universidade de Aveiro.

Na sua intervenção, Mari Alkatiri disse que “ ao fim de 24 anos fora do país e sem conhecer ninguém tinha de formar uma equipa para governar. Não era tarefa fácil pois a língua era um obstáculo enorme. Apesar dos obstáculos conseguimos a 3 de Dezembro formar uma equipa estável. A 4 de Dezembro de 2002 já era o Governo que controlava a policia.
Nesse mesmo ano estabelecemos o 1º protocolo com a Austrália para a exploração de petróleo. O anterior acordo, com a Indonésia, era muito desfavorável. Pois era de metade por metade.
O acordo que estabelecemos com a Austrália entrou em vigor a 1 de Julho de 2005.
Actualmente temos mais de $420 milhões só na exploração de petróleo.
Não existem fronteiras entre Timor-leste e a Austrália. Não alienámos a Austrália nem a Austrália nos alienou a nós. Temos um óptimo ambiente propício ao investimento, tanto do petróleo como do gás.
Esperamos que o ano de 2006 seja o ano de grandes investimentos, como por exemplo no turismo.
Todas as receitas do petróleo e do gás vão para o Fundo de Petróleo Nacional.
Devemos tratar as receitas como um crédito actual. Para sair dinheiro desse fundo terá de ser aprovado pelo Parlamento e pelo Governo.”

Para além do Corpo Diplomático, estiveram presentes neste lançamento Mário Soares, autor do prefácio, Maria Barroso, D. Duarte de Bragança, que sempre se bateu pela Causa Timorensa, o professor Adriano Moreira, Fernando Gomes, na qualidade de presidente da GALP, Narana Coissoró, general Lemos Pires, António Homem Gusmão, na qualidade de representante da Câmara Municipal de Lisboa, o chefe do Gabinete para Cooperação do Estado-Maior da Armada e um representante da Fundação Oriente.

Após a intervenção de Alkatiri actuou a Tuna da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, no foyer da Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa, a que se seguiu a sessão de autógrafos.

Sem comentários: