quarta-feira, 22 de março de 2006

Ensaios para Rádio de Samuel Beckett


No próximo dia 25 pelas 22.00h no Centro Cultural Olga Cadaval - Auditório Acácio Barreiros, apresenta-se ao vivo a emissão radiofónica de “Ensaios para Rádio” de Samuel Beckett.
Nesta emissão vão ser apresentadas as peças Brasas (Embers) e Esboço Radiofónico I e II (Rough for Radio I e II).

A apresentação destas peças integra-se num programa de comemoração do centenário do nascimento de Samuel Beckett que o grupo OS CRÓNICOS vai realizar durante este ano.

O intuito desta iniciativa é dar a conhecer alguns aspectos menos divulgados da obra do Nobel Irlandês, nomeadamente: a relação de proximidade que sempre manteve com a pintura e a música; a atenção constante às vanguardas artísticas do século XX; o minucioso trabalho de tradução e adaptação a que permanentemente foi sujeitando os seus próprios textos.

Peças para Rádio de Samuel Beckett são um importante momento na evolução da escrita dramática do autor.

Beckett, um conhecedor de música, ele próprio pianista amador, sempre deu uma grande importância ao som e ao ritmo nos seus escritos.

As peças radiofónicas constituem grosso modo um momento de passagem entre as peças iniciais (Godot, Endgame, Happy Days) e as peças mais curtas da última fase em que é frequente a utilização da voz off.

Esta peças inserem-se numa tradição bastante frequente na dramaturgia inglesa, em que poucos serão os grandes autores que não tenham trabalhado este meio.
São para além disso experiências profundamente pessoais de Beckett sobre a memória, o som e a música.

Ficha Artística

Crónicos Associação Cultural

Direcção Gonçalo Waddington e João Lagarto
Direcção Musical Fernando Mota
Tradução Luís Fonseca
Interpretação Afonso Lagarto, Carla Maciel, Gonçalo Waddington, João Lagarto e Valerie Braddell

Informações pelo telefone 21 910 71 18

Sem comentários: