sábado, 17 de junho de 2006

Mariza actua ao vivo em Famalicão


A fadista Mariza actua no próximo dia 1 de Julho, pelas 22h00, no Pavilhão Municipal de Vila Nova de Famalicão, num concerto único que promete ser inesquecível.

Inserido no âmbito das comemorações dos 801 anos da atribuição do Foral de D. Sancho I, o concerto de Mariza, em Famalicão, é o primeiro de uma mini digressão que a cantora vai efectuar, este Verão, pelo país.

Acompanhada pela sua formação habitual, constituída pelos músicos Luís Guerreiro (guitarra portuguesa), António Neto (guitarra acústica) Vasco de Sousa (baixo), António Barbosa (violino), Paulo Moreira (violoncelo), Ricardo Mateus (viola de arco) e João Pedro Ruela (percussão), a fadista irá apresentar em Famalicão temas do seu último álbum "Transparente" mas também temas anteriores que as pessoas gostam de a ouvir cantar.

Galardoada ainda recentemente com o Globo de Ouro para a Melhor Intérprete, e condecorada com a comenda da Ordem do Infante, pelo ex-Presidente da República, Jorge Sampaio, Mariza afirma-se como uma das mais carismáticas embaixadoras da cultura nacional, referência incontornável e “imagem” do Portugal moderno.

Do seu último concerto em Clermont-Ferrand, no âmbito do "Europa Festival", a critica disse que "em Mariza o fado não é apenas tristeza nem lamento, é também festa e Primavera, quando as violas e as guitarras, no seu incessante borbulhar, resolvem subitamente trotar pelas ruas antigas de Lisboa. É aí que a cantora deixa vir à superfície o seu lado infantil e faceiro. E, quando a ouvimos falar, a pura descontracção transforma-se em sedução instantânea". A este propósito a cantora refere - como uma espécie de manifesto pessoas - que "se ser fadista é ser triste, então eu não sou fadista".

Nascida em Moçambique, na antiga província do Zambeze, saiu para Portugal com a família pouco depois da independência daquele país, em Junho de 1975. Tinha apenas três anos quando desembarcou em Lisboa, crescendo na Mouraria, onde ouviu cantar fado pela primeira vez.

Actualmente, Mariza (en)canta em português um pouco por todo o Mundo, não mais representando mas sempre seduzindo plateias com a sua original, enérgica e sentida entrega ao fado que a escolheu. Reconhecida internacionalmente, Mariza é uma fadista de corpo e alma, para quem o fado não é limitado, mas um desafio a ser tratado com todo o cuidado e dignidade.
Com uma carreira tão notável quanto recente - o primeiro disco, 'Fado em Mim', foi lançado há apenas cinco anos. O seu mais recente trabalho, "Transparente", tem produção de Jaques Morelenbaum, homenageia Fernando Maurício, Amália Rodrigues e Carlos do Carmo e inclui poemas de Florbela Espanca, Fernando Pessoa e Alexandre O'Neill. Dupla platina em Portugal, "Transparente", está editado em 35 países, tendo chegado ao Top10 em Espanha e Finlândia.

Preço de ingresso: 15 euros para a bancada e 20 euros para a plateia

Informações e Reservas:
Câmara Municipal de Famalicão (pelouro da Cultura): 252 320954
Internet: http://www.vilanovadefamalicao.org/

Sem comentários: