quarta-feira, 21 de junho de 2006

Sem Destino em estreia


Sem Destino é uma adaptação do épico romance do vencedor do Prémio Nobel da Literatura, Imre Kertúsz, sobre o relato pessoal de um adolescente apanhado no meio de eventos violentos e traumáticos que não compreende e que, em 1944, é despojado da vida normal e atirado para os campos de concentraçãoo, primeiro para Auschwitz, e posteriormente para Buchenwald, onde terá de viver um dia-a-dia de adaptações e adversidades.

Os dias passam com o adolescente a integrar-se na rotina dos condenados.
E quando a libertação chega, o regresso a uma Budapeste que deplora o seu sofrimento e a uma família que debita clichês sobre aquilo que não sabe, o jovem de 14 anos sente a indiferença, mesmo a hostilidade, das pessoas nas ruas.

A resposta de Gyuri Koves a esta experiência é curiosamente ambivalente.

Nos campos de concentração ele tentava moldar a sua deplorável situação impondo causas humanas aos insensêveis raptores.
Pela sua lógica imposta - a lógica de um luminoso e sensível espirito adolescente - ele mantêm um semblante completamente tranquilo.

Faltando segurança emocional e espiritual para as suas tradições judaicas e ao ser rejeitado pelo seu país, Gyuri chega finalmente à conclusão que nem a sua comunidade Húngara nem a Judaica estavam realmente no seu destino: lá existiam somente "condições específicas e, dentro dessas, mais condições especificas.
"A purificação não se faz por expressão. Mas por repressão. Porque é no silêncio do que não é dito que reside a possibilidade de libertação."


Estreia nacional dia 22 de Junho

Sem comentários: