quarta-feira, 14 de junho de 2006

Mostra Retrospectiva de Rainer Werner Fassbinder

Parte 1
os filmes libertam a cabeça
O Centro Cultural Malaposta vai apresentar um conjunto de 12 filmes (de 1971 a 1981) de um dos autores mais importantes do cinema contemporâneo europeu do pós-guerra.
de 15 de Junho a 01 de Julho de 2006
Programação




Parte 2
Continuação da retrospectiva no Cinema Quarteto de 3 a 8 de Julho de 2006
Programação


Cronista ímpar da sociedade alemã contemporânea, Rainer Werner Fassbinder, (1945-1982) construiu uma cinematografia de 43 filmes, realizados ao longo de 16 anos de uma vida que durou apenas 37.
Estavam a chegar ao fim os anos 70, quando "O Casamento de Maria Braun" trouxe a Fassbinder o sucesso absoluto junto da crítica e do público. Urso de Prata no Festival de Berlim, o filme transformou Hanna Schygulla numa estrela que havia de iluminar por muito tempo o universo do cinema europeu.

Nascido sob as cinzas do nazismo, em Maio de 1945, Rainer Werner Fassbinder cresceu com o "milagre económico" de Konrad Adenauer (chanceler de 1949 a 1963), período durante o qual a economia de mercado aliada a um anticomunismo feroz fizeram a receita certa para apagar da memória dos alemães a barbárie do nazismo. A constante interrogação sobre as origens da democracia alemã marcam uma forte presença na filmografia do realizador.
Além de um "arguto cronista" do seu tempo, Fassbinder foi "um artista obcecado em revelar os efeitos perversos de um modelo social calcado exclusivamente nas forças do individualismo".

Sem comentários: