Pianista Russa abre Ciclo de música do Festival de Sintra
O recital da pianista russa Polina Leschenko, inserido no Ciclo Carta Branca a Martha Argerich, assinala a abertura do Ciclo de Música do Festival de Sintra.
Este recital acontece no próximo dia 18 de Junho, pelas 17H00, no Palácio Nacional da Pena.
A programação de música do Festival de Sintra é baseada numa linha temática condutora – “Piano no Feminino”. Neste sentido, apresentam-se uma série de concertos e recitais exclusivamente interpretados por pianistas femininas.
No início deste século tornou-se uma evidência que o número de intérpretes femininas aumentou de forma exponencial. A participação das mulheres na música em todo o mundo, e sobretudo das novas gerações de mulheres, tornou-se generalizada e universal, o que justifica que o Festival de Sintra se associe nesta edição às mulheres músicas, festejando-as e homenageando-as.
Um exemplo programático desta orientação é o ciclo Carta Branca a Martha Argerich, protagonizado por Polina Leschenko (Russa), Gabriela Montero (Venezuelana), Cristina Marton, Mirabela Dina (Romenas) e Akane Sakai (Japonesa). Este ciclo acontece em colaboração com a série “Proggetto Martha Argerich” do Festival de Lugano, na Suíça.
Polina Leschenko nasceu em 1981. Estudou na escola especial de música para crianças dotadas, em St. Petersburg, e continuou os seus estudos graduando-se na Royal Music Academy, em Bruxelas. Conduzida por músicos como Leon Fleisher, Vitali Margoulis, Pavel Gililov e Alexandre Rabinovitch, apresentou-se no Victoria Hall em Geneve, na Sala De Falla em Granada, no Warsaw Philharmonic Hall e no Tonhalle em Düsseldorf. Polina toca música de câmara com o Takacs Quartet, tendo já participado no Festival de Chopin em Duskniki-Zdroj (Polónia), assim como nos festivais de Biarritz e La Roque d’Anthéron (França).
Os bilhetes variam entre 5 a 20 euros.
Sem comentários:
Enviar um comentário