quinta-feira, 20 de julho de 2006

Artes internacionais " A Casa de Hades" em Cascais

Vindos da Noruega, onde residem, dois artistas de diferentes nacionalidades, profissionais de reconhecida qualidade com currículo importante no país de acolhimento, apresentam no Centro Cultural de Cascais um conjunto de trabalhos de pintura, desenho, escultura, vídeo e design em espaços de intervenção dinâmicos, factores que se revelam de expressiva eficácia comunicacional.

A mostra tem por título A Casa de Hades (The House of Hades) e corresponde ao projecto desenvolvido em 2003 pelo pintor português Júlio Silva e o artista conceptual Rus Mesic, da Bósnia-Herzegovina, concretizado na exibição de trabalhos fundamentados em experiências prévias, incluído o uso extenso de materiais e técnicas diversas.

Cada obra ou série é instalada de forma a combinar as diferentes estratégias de ambos os artistas.

Um terceiro artista, Alex Flemming, de naturalidade brasileira, foi especialmente convidado a participar nesta exposição, que tem o patrocínio da Galeria Uffizi, de Oslo.
Trata-se de alguém cuja reputação excede os limites geo-culturais das caóticas cidades onde habitualmente labora, S. Paulo e Berlim.
É frequentemente solicitado a expor um pouco por todo o mundo (incluindo Portugal) a sua arte de cariz polémico, quando não mesmo declaradamente provocatório.

Centrada, portanto, na experiência comum de expatriados, sem constituir, no entanto, um projecto nómada, a exposição leva o espectador a comprometer-se “na reflexão sobre a ira, a mágoa ou perda, imbuída nas obras”.


Inauguração 21 de Julho ás 21h 30m com a presença dos Artistas
Abertura ao público de 22 de Julho a 3 de Setembro de 2006
Centro Cultural de Cascais – de terça a domingo das 10H00 ás 18H00

Sem comentários: