quarta-feira, 12 de julho de 2006

João Medina e José António Barreiros apresentam livros no Espaço Memória dos Exílios

Dia 12 de Julho, pelas 18h30, João Medina e José António Barreiros estarão no Espaço Memória do Exílios para apresentarem duas obras sobre a II Guerra Mundial: “Auschwitz e Moscovo” e “Nathalie Sergueiew, uma agente dupla em Lisboa”.

O livro de João Medina, “Auschwitz e Moscovo”, editado pela Caleidoscópio, reúne quatro estudos sobre o morticínio dos judeus pelos nazis, bem como dois ensaios em torno de dois vultos da literatura russa do século XX, Vassili Grossman e Andrei Siniavsky. Esta junção expressa no título da obra tem a ver com a convergência histórica da crueldade das ditaduras de Hitler e Estaline. A edição apresenta ainda uma reflexão em torno de uma questão que ainda hoje suscita intenso debate: como é que se pode aceitar que Deus tenha permitido semelhantes barbaridades.

“Nathalie Sergueiew, uma agente dupla em Lisboa”, de José António Barreiro, apresenta-se com a chancela da Mundo em Gavetas, numa edição que constitui o produto de vários anos de investigação sobre a figura desta agente dupla da II Guerra Mundial.

Inédita será a forma de apresentação destas duas obras. João Medida dará a conhecer a livro de José António Barreiro, enquanto o autor de “Nathalie Sergueiew, uma agente dupla em Lisboa” dissertará sobre “Auschwitz e Moscovo”.

Sem comentários: