sexta-feira, 14 de julho de 2006

Coro Infanto-Juvenil da Casa da Música estreia-se com o Christ Church Choir

O Coro Infanto-Juvenil da Casa da Música vai fazer a sua primeira actuação hoje, pelas 21 horas, na Sala Suggia da Casa da Música (repetindo no dia 15, às 17h) , num concerto que reúne o Christ Church Choir e a Orquestra Nacional do Porto (ONP) para a execução da Missa da Coroação de W. A. Mozart e de outras obras corais do compositor tais como o Ave Verum.



Neste concerto de apresentação com a ONP, o Coro Infanto-Juvenil actua com os solistas Alexandra Gibson, Rebecca Outram, Rui Taveira e José Corvelo, sob a direcção do maestro Stephen Darlington.

A passagem dos 250 anos sobre o nascimento de Mozart (1756-1791) é, desta forma, assinalada com uma experiência única para o Coro Infanto-Juvenil. Formado por crianças e jovens dos 10 aos 25 anos, o grupo foi constituído no âmbito de um projecto educativo da Casa da Música.

Dirigido ao longo de nove meses por José Luís Borges Coelho, o trabalho de preparação foi complementado por Rui Taveira, enquanto preparador vocal, e por Jaime Mota, como correpetidor, tendo culminado com um estágio conjunto com o Christ Church Cathedral Choir (agrupamento com cerca de 500 anos de existência da Universidade de Oxford).

Stephen Darlington, um dos mais conceituados maestros de música coral em todo o mundo, é maestro titular do Christ Church Choir e dirigiu prestigiados coros, orquestras e solistas. Conta com uma vasta discografia que inclui uma série de gravações premiadas.

José Luís Borges Coelho dirige o Coral de Letras da Universidade do Porto desde a sua fundação tendo, graças às suas qualidades artísticas e humanas, levado o Coro Infanto-Juvenil da Casa da Música a um nível que o situa entre os melhores coros nacionais.

Programa:
I
W. A. Mozart : Litaniae Lauretanae, K.109; Ave Verum, K.618; Sancta Maria, K.273; Laudate Dominum e Magnificat, K.339
II
W. A. Mozart: Missa em Dó Maior, K.137 "Missa do Coração"

Sem comentários: