sexta-feira, 14 de julho de 2006

Músicas No Átrio do Teatro Nacional D. Maria II

15 Julho, Sábado, 24h
João Paulo Esteves da Silva – piano solo

João Paulo nasceu em Lisboa em 1961, filho de de mãe pianista. Começou muito cedo os seus estudos musicais, e, em 1984 no Conservatório Nacional, obteve o diploma do Curso Superior de Piano com a classificação máxima.

Com uma bolsa de estudo da Secretaria de Estado da Cultura, muda-se imediatamente para Paris. Aí, durante três anos, aprofunda os seus estudos no Conservatório de Rueil-Malmaison e obtém sucessivamente as mais altas distinções - Médaille d' Or, Prix Jacques Dupont, Prix d' Excellence e Prix de Perfectionement.

Terminados os estudos, permanece em Paris durante mais quatro anos, dando vários recitais em França e Estados Unidos, dos quais se destacam os de Nova Iorque (Carni Hall em 1986 e Carnegie Hall em 1989).

Mas João Paulo é muito mais que um pianista de Jazz. na área da música popular participa em numerosos discos de artistas nacionais. Destaca-se a sua colaboração com Fausto ("Por este rio acima"), José Mário Branco ("Ser solidário") e Sérgio Godinho. Foi com este último que desenvolveu um trabalho mais intenso como músico (“Canto da boca"), arranjador e director musical ("Coincidências" e “Tinta Permanente”), tarefa que se estende igualmente aos espectáculos, sendo de destacar a encomenda de Lisboa '94 levada à cena no Coliseu dos Recreios.

Editou alguns discos recentemente, duo com Paula Oliveira, trio “As Sete Ilhas de Lisboa, com Paulo Curado e Bruno Pedroso, e tem novo disco a solo para saír em Outubro deste ano.

Diz quem sabe que é a solo a melhor maneira de se compreender toda a sua magia.

Sem comentários: