Daskarieh actuam em Alhos Vedros
No dia 21 de Julho, a Junta de Freguesia de Alhos Vedros, com o apoio da Câmara Municipal da Moita, vai promover, pelas 22:00h, na Av. António Aleixo, na Quinta da Fonte da Prata, em Alhos Vedros, um espectáculo musical com o grupo Dazkarieh.
A música dos Dazkarieh é caracterizada por um manancial rico e diversificado de sons inspirados em várias culturas musicais, partindo da exploração e da fusão de instrumentos e de elementos musicais com origens distintas.
A heterogeneidade musical assumida pelo grupo é patente num conjunto de composições que, pela síntese de materiais musicais tão diversificados, podem ser apontadas como singulares, mas sempre cativantes e originais, para o que contribui a formação musical diferenciada dos seus instrumentistas (música tradicional, rock experimental e música erudita).
Formado em 1999, o grupo passou por duas grandes etapas na sua sonoridade, como resultado das diferentes sensibilidades musicais dos músicos que por ele passaram.
Foi o «som celta», ou até mesmo a «sonoridade folk-gótica», na primeira fase da existência do grupo; numa segunda fase, o grupo fica marcado pela composição e produção do 2º registo discográfico.
A constituição dos Dazkarieh alterou-se, assim como se alterou também a filosofia e a atitude do colectivo em relação à sua orientação musical e à sua integração no mundo do espectáculo.
Neste novo ciclo criativo do grupo é ainda de salientar a concepção de canções em língua portuguesa, com letras de autoria de Tiago Torres da Silva, de Ricardo Gouveia e Helena Madeira.
A música dos Daskarieh passou a ser conotada com o que a indústria vulgarmente designa por world music, apesar dessa franja de mercado ser ainda muito incipiente em Portugal.
Actualmente, o grupo procura fundir os diversos universos musicais que exploraram ao longo da sua carreira com a música tradicional portuguesa, introduzindo assim alguns temas dessa tradição no seu repertório de composições.
Sem comentários:
Enviar um comentário