Lenine no Teatro Municipal da Guarda com temas de "InCité"
O músico brasileiro Lenine actua no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda (TMG), este Sábado, dia 15 de Julho, às 21.30 horas.
Cantor, compositor, músico e produtor. Poucos artistas reúnem reconhecido talento em tantas áreas como o brasileiro Lenine. Já no início dos anos 80, o público, perplexo, via Lenine e o seu grupo de músicos "invadindo" o palco tocando em bombos de fabrico rústico, entoando refrões tradicionais de maracatus pernambucanos com uma linguagem pop. Lenine sempre soube que o maracatu era pop e que um dos únicos caminhos para um pop brasileiro era fazer Música Popular Brasileira "radical", recorrendo às raízes.
No TMG, Lenine vai apresentar temas do último disco. Intitulado "InCité", este registo obteve um enorme sucesso de público e crítica no Brasil e também a nível internacional. Com este trabalho Lenine ganhou quatro Prémios TIM de Música 2005 (Melhor Cantor / Melhor Música " Todas Elas Juntas num só ser " / Melhor CD / Melhor Cantor - voto do público) e de dois "Latin Grammy 2005" (Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro / Melhor Canção Brasileira " Ninguém faz ideia").
Desde o lançamento na Europa do disco "Olho de peixe" (1993), em parceria com o percussionista brasileiro Marcos Suzano, que Lenine se tem vindo a afirmar junto do público europeu.
No final de Abril de 2004, Lenine pôde retribuir parte dessa fidelidade nos dois espectáculos de Paris na "Cité de la Musique" onde, ele cantou e tocou canções inéditas misturadas a um repertório extraído de seus quatro últimos álbuns. As apresentações resultaram nas gravações do disco e DVD de Lenine "inCité", que inauguram o selo Casa Nove, editora que é propriedade do cantor e compositor brasileiro. InCité é o primeiro disco ao vivo na carreira de Lenine.
O convite para actuar na sala parisiense surgiu da direcção da "Cité de la Musique", no âmbito do projecto anual "Carte Blanche" que, como próprio nome indica, dá carta branca aos artistas convidados para brindar o público com total liberdade musical.
Até então, o único artista brasileiro a participar no projecto "Carte Blanche" tinha sido Caetano Veloso, que, por coincidência, convidou Lenine para uma participação especial no concerto que também contou com a presença do poeta concreto Augusto de Campos.
"InCité" é o sexto e último disco na carreira de Lenine e é também a base do espectáculo que o artista brasileiro traz à Guarda.
Lenine é autor de mais de 500 músicas, das quais cerca de 100 já foram gravadas por artistas de várias gerações e diferentes estilos: Maria Bethânia, O Rappa, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Dionne Warwick, Sérgio Mendes, Ney Matogrosso, Frejat, Gabriel O Pensador, Zizi Possi, Margareth Menezes, Miyazawa, Pedro Guerra, entre tantos outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário