" Il Lettore a Ore " encerra MITE no D.Maria II
Com " Il Lettore a Ore " de José Sanchis Sinisterra, encerrou, no Teatro Nacional de D.Maria II, a Mostra Internacional de Teatro que aí decorreu entre 16 de Junho e 27 de Julho.
Nesta peça, três personagens ( o pai, a filha e o leitor ) procuram-se e afastam-se numa ambígua geometria de disfarce e revelação, dependência, autonomia, domínio e submissão em volta do ritual íntimo e misterioso da leitura.
De facto, a acção dramática parece mover-se com o poder da leitura e este é sem dúvida um dos temas centrais desta obra: moradas e paisagens onde nunca estivemos, seres diferentes e distantes, sensações alheias, sentimentos proibidos.
Toda a trama se desenrola com este simples acto que é o de ler.
O autor, José Sanchis Sinisterra, publicou mais de quarenta obras teatrais, originais e adaptações, além de vários ensaios e artigos sobre pedagogia e teoria teatral.
O Teatro Metastasio Stabile de la Toscania, de onde vem o elenco desta peça, foi fundado em 1827 e está sediado na cidade de Prato, na altura um importante centro industrial, situado nos arredores de Florença.
Em 2005, Sinisterra assume a direcção da Fundação Metastasio, que coordena vários teatros e um centro de investigaçãoe formação teatral.
Convida José Manuel Castanheira para colaborador, sendo a montagem de " Il Lettore a Ore " o primeiro resultado dessa parceria.
O Hardmusica.com esteve presente no encerramento deste Festival que considera uma " Mostra " importante do teatro mundial.
Sem comentários:
Enviar um comentário