Natalia Gutmann na interpretação de Shostakovich
Sexta-feira, 09 de Junho
ONP
Marc Tardue direcção musical
Natália Gutmann violoncelo
Casa da Música
21h00 Sala Guilhermina Suggia (Sala 1)
A Orquestra Nacional do Porto (ONP), dirigida por Marc Tardue, apresenta hoje, dia 09 de Junho, a partir das 21 horas, num espectáculo que conta com a participação da violoncelista russa Natália Gutman, o concerto para Violoncelo e Orquestra nº2 de Shostakovich, a última obra concertante do compositor escrita há quarenta anos atrás.
A Sala Guilhermina Suggia é o palco escolhido para a interpretação de um programa que representa uma dupla homenagem a Shostakovich, no ano em que se celebra o 100º aniversário do seu nascimento e tem ainda obras de Fernando Lopes-Graça.
Natalia Gutman ganhou o 1º Prémio no concurso ARD de Munique, em 1967, um acontecimento que assinalou o início da sua carreira internacional. Desde então, actuou em todo o mundo e com as mais destacadas orquestras, incluindo as Filarmónicas de Viena, Berlim, Munique e São Petersburgo, a Sinfónica de Londres e a Orquestra do Concertgebouw de Amesterdão, entre muitas outras.
Participou em numerosos festivais, entre os quais o Festival de Verão de Salzburgo e os festivais de Viena, Berlim e Lucerna e nos Concertos Promenade da BBC, em Londres. Trabalhou com importantes maestros, como Wolfgang Sawallisch, Riccardo Muti, Claudio Abbado, Bernhard Haitink, Evgeny Svetlanov, Yuri Temirkanov, Sergiu Celibidache, Mstislav Rostropovich e Kurt Masur.
A discografia de Natalia Gutman inclui, entre outras obras, uma gravação dos dois concertos para violoncelo de Chostakovitch, com a Royal Philharmonic Orchestra e o maestro Yuri Temirkanov, para a etiqueta RCA/BMG-Ariola, e um registo do Concerto para Violoncelo de Dvorák, com a Orquestra de Filadélfia, dirigida por Wolfgang Sawallisch, para a EMI. Em 1992, foram editados os concertos para violoncelo de Schumann e Schnittke, com a participação da Filarmónica de Londres e de Kurt Masur.
Em 2005, Natalia Gutman apresentou-se nos Estados Unidos da América com a Sinfónica de São Francisco e deu recitais na Califórnia, em Baltimore e em Boston. Em Maio, completou uma digressão na Ásia, realizando até ao final do ano grande número de recitais e concertos na Europa.
Programa:
1ª Parte
Dimitri Chostakovitch
Concerto para Violoncelo e Orquestra, nº 2 (1966; c.33min.)
1. Largo
2. Allegretto
3. Allegretto
2ª Parte
Fernando Lopes-Graça
Sinfonia per Orchestra (1944; c.30min.)
1. Allegro Rapsodico
2. Intermezzo
3. Passacaglia
Sem comentários:
Enviar um comentário