sábado, 8 de julho de 2006

Dias Felizes de Beckett no Festival de Teatro de Almada

No âmbito do 23º Festival de Almada (4-18 Julho de 2006), a Câmara Municipal de Almada e a companhia de Teatro de Almada, em colaboração com o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, apresentam nos próximos dias 13 e 14 de Julho pelas 21.30, na sala Principal do Novo Teatro Municipal de Almada, a Companhia Piccolo Teatro di Milano em “Giorni Felici” (Dias Felizes) de Samuel Beckett, com encenação de Giorgio Strehler.

Giorni Felici estreou-se em Maio de 1982 com uma leitura dita “positiva”: um Beckett em plena luz, quase privado da aura niilista que muitas vezes caracterizava as interpretações cénicas.

Para Strehler, Beckett era sobretudo um poeta e, explicava o encenador, “quando, como em Os Dias Felizes, a poesia grita com uma voz assim tão alta, o homem não se nega: afirma-se”.

Nascia desta forma um espectáculo que teria interessado o próprio Beckett, no qual, sem se acrescentar palavras, mas através dos gestos, era sublinhada a vontade da protagonista em viver “até ao fim”.
Franco Cordelli, crítico do Corriere della Sera, escreveu o seguinte a propósito da interpretação de Giulia Lazzarini: “Trata-se de uma arte exorcista de afastar o mal, de o combater a golpes de florete.

O chapéu encarnado, as costas possantes, os braços robustos, as maravilhosas, petulantes e faladoras mãos. Ei-la. Giulia Lazzarini.

Assim se perceberá o que é o teatro: um exercício de memória para combater o tempo, para não se render nunca”.

Sem comentários: