quinta-feira, 6 de julho de 2006

Teatro Romeno no D.Maria II

No teatro Nacional de D.Maria II decorre, desde 16 de Junho e até 27 de Julho , o " mite.06= mostra internacional de teatro ".

O Hardmusica.com assistiu à exibição de D. Duardos, sobre a qual publicou o seu comentário e esteve presente na representação de " Electra " de Sófocles.

No entanto esta " Electra", representada pelo Teatrul Radu Stanca de Sibiu sob a direcção de Mihai Maniutiu, é concebida a partir da peça de Sófocles e da tragédia " Orestes " escrita por Eurípedes.

É sobejamente conhecida a história de Electra, a jovem que decide matar a mãe, Clitemnestra, para vingar o pai, Agamémnon. Auxiliada pelo irmão Orestes leva à prática um crime que chocará a sociedade em que vive mas que satisfará o seu desejo de vingança.

Mas o que faz desta " Electra" um acontecimento é a visão original do seu encenador. A aparição do grupo etnográfico de Maramures, Iza, entre as personagens da tragédia grega dá charme e drama à peça.

A inesperada combinação entre os textos da tragédia grega e a música etnográfica, tocada ao vivo pelo grupo Iza, traz vida à extraordinária mitologia e cria um espaço com ressonância arcaica.

O encenador restaurou velhas tradições, integrando-as num novo espaço. Este trabalho de restauro demonstra a sua preocupação pela investigação cuidada e o regresso às raizes que lhe permite uma permanente fonte de inspiração.

" O nosso trabalho - diz Mihai Maniutiu - é a combinação entre a tragédia grega e a música tradicional e etnográfica da região de Marmures. A história traz o espírito da tragédia grega para o palco... é antiga mas adaptada aos nossos dias. A peça fala de costumes arcaicos ,de leis não escritas. " Electra é uma mistura de música e recitação ".

O espectáculo é verdadeiramente um diálogo entre esses dois mundos. O fim da peça fala também da beleza de um mundo que ainda existe e da beleza de um mundo que se desvaneceu.

Uma representação dinâmica, cheia de uma beleza que ultrapassa o palco e atinge qualquer espectador, até aquele que pela tragédia grega pouco interesse possa ter.

O Hardmusica.com esteve lá e gostou.

Sem comentários: