Festival 7 Sóis 7 Luas - Oeiras
Músicas do Sul (Argélia, Cabo Verde, Itália, Marrocos, País Basco, Portugal) na Fábrica da Pólvora de Oeiras
Este ano, a fazer companhia a todos os que assistirem aos espectáculos, estiveram já os Tanger Café Orquestra e Akim El Sikameya e o festival continuará com Mariana Ramos, Erasmo, Mimmo e Txalaparta – uma produção original do Festival – e os Acquaragia Drom.
Bilheteira grátis para ajudar estas noites inesquecíveis, sempre na Fábrica da Pólvora de Oeiras (Barcarena), às 22h00
Com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras
Enquadrada na XIV Edição do Festival Sete Sóis Sete Luas, a programação para Oeiras traz-nos cinco espectáculos representativos de países do Sul, que integram esta rede cultural de oito países diferentes. Oito países, trinta cidades. Uma dimensão cada vez maior tanto na quantidade de locais envolvidos, como na qualidade quer dos artistas que apresenta quer das suas próprias produções.
14 de Julho é dia de ouvir a voz de Mariana Ramos.
Vinda de Cabo Verde, revela que desde pequena se sente atraída pela música, graças a seu pai, Toy Ramos, um dos grandes guitarristas caboverdianos. O grupo de Mariana compõe-se por guitarras acústicas, baterias e um cavaquinho. Consegue transmitir ao público um universo de nostalgia, esperança e alegria. Com uma forte presença a nível cénico, Mariana é dotada de uma excelente voz, onde se sentem as cores de Cabo Verde, articuladas com melodias que misturam a tradição e a modernidade.
E também o Jazz, a música brasileira, a africana e a morna...
21 de Julho, Erasmo, Mimmo e Txalaparta, projecto original do Festival Sete Sóis Sete Luas, apresenta-se em Oeiras.
Este espectáculo apresenta músicos de diferentes países do Sul da Europa: Mimmo Epifani, grande virtuoso italiano do bandolim, as jovens gémeas Maika e Sara Gomez, que tocam as típicas percussões bascas, a txalaparta, Erasmo Treglia, um dos violinistas mais importantes na tradição da música popular italiana e o músico português José Barros, dos Navegante.
A noite, para além de um excepcional diálogo de músicas mediterrânicas, no final vai envolver o público, ao qual será oferecida gratuitamente uma comida pan-mediterrânica, preparada durante o concerto, com uma grande festa final.
28 de Julho sobem ao palco os Acquaragia Drom, com a missão de fechar a programação deste ano em Oeiras, apresentando um espectáculo integrado na sua “ Mister Romanò Tour”.
Com grande capacidade de envolvimento do público, trata-se de um concerto vibrante e irónico apresentado por um dos grupos históricos da música popular cigana. Os Acquaragia Drom já foram premiados pela crítica no âmbito do prestigiado festival “Club Tenco”.
Sem comentários:
Enviar um comentário