sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Concerto na Casa da Música



Francisco Guerrero, o andaluz prematuramente desaparecido em 1997, será evocado na Sala 2 da Casa da Música, no próximo sábado, 11 de Novembro, às 18 horas, com a actuação do Proyecto Guerrero Ensemble, grupo de jovens compositores espanhóis que assumiram o seu legado musical.

O compositor e organista Francisco Guerrero nasceu na Andaluzia em 1951 e, até à sua morte abrupta, em 1997, marcou o panorama da música contemporânea espanhola.
Durante a sua curta vida, Guerrero revelou-se uma figura inspiradora do panorama musical espanhol, quer pela importância das suas composições, quer pela influência que exerceu sobre a mais jovem geração de compositores em Espanha.


Após a sua morte, foi criado o Proyecto Guerrero Ensemble, com o objectivo de perpetuar o legado musical deixado por Francisco Guerrero.
O grupo tem vindo a apresentar a obra do andaluz e dos seus discípulos nos festivais de música contemporânea mais importantes da Europa, sob a direcção do maestro e compositor austríaco Beat Furrer, fundador do Klangforum Wien.

Beat Furrer, nascido em 1954 na Suíça, mas naturalizado austríaco, estudou piano na Schaffhausen Music School, na sua terra natal.
Aos 21 anos, mudou-se para Viena para continuar os seus estudos na Academia de Música: em composição, com Roman Haubenstock-Ramati, e em condução de orquestra, com Otmar Suitner.

Em 1984 destacou-se ao arrebatar o primeiro prémio de composição no "The Young Generation in Europe", iniciativa apoiada conjuntamente pelo município de Colónia, pela Bienal de Veneza e pelo Festival de Outono de Paris.

Casa da Música se insere no ciclo Novas Músicas, insere-se num projecto da Musicadhoy Madrid, em co-produção com a Casa da Música, IRCAM e Festival de Huddersfield, no âmbito do Réseau Varèse.


Programa:

Parte I

Francisco Guerrero Delta Cephei

David del Puerto Una suite para Leo

Alberto Posadas Nebmaat


ParteII

José Maria Sanchez Verdú Giorno doppo giorno

Francisco Guerrero Concierto de câmara

Sem comentários: