domingo, 26 de novembro de 2006

Natal na Póvoa deVarzim



A pouco menos de um mês do Natal, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, num gesto simbólico, inaugurou as iluminações de Natal, no passado dia 25 de Novembro, desejando, deste modo, um Feliz Natal à Póvoa de Varzim.

O convidado de honra, neste primeiro dia de animação natalícia, foi, como não podia deixar de ser, o Pai Natal.
Às 17h30 do dia 25, e acompanhado pelos Membros do Moto Clube da Póvoa de Varzim / Lobos do Mar, o Pai Natal chegou à Póvoa, acompanhado de muita música.

Logo de seguida inauguraram-se as iluminações de rua e também da Casa do Pai Natal, no nº 63 da Rua da Junqueira.

“Feliz Natal Póvoa de Varzim” é o programa de festividades que a Câmara Municipal organiza com o objectivo único de envolver toda a comunidade na celebração natalícia.
Assim, inúmeras actividades estão programadas para assinalar esta data festiva, numa animação que se prolonga até dia 7 de Janeiro.

E porque a música ocupa uma parte importante das festividades, chamamos a atenção para os Concertos de Natal pela Orquestra do Norte e pelos Pequenos Cantores de Amorim, a 8 de Dezembro, às 17h00 na Igreja Paroquial de Amorim, e novamente no dia 10, às 18h30, na Basílica do Sagrado Coração de Jesus.

Alias, a música está sempre presente, todos os fins-de-semana, em vários pontos da cidade, desde concertos de música dita mais clássica, até ao já bem tradicional “Cantar as Janeiras”.

Para os mais novos, entre os 4 e os 10 anos, várias actividades lúdico-pedagógicas foram preparadas, também aos fins-de-semana.
Assim, a Rua da Junqueira e ruas próximas são o palco para sessões de leitura de contos de Natal, tendo as crianças a possibilidade de, depois, participar em vários jogos.

O Teatro de Rua é também recorrente na programação de Natal da Póvoa de Varzim, onde vários artistas convidados vão divertir os transeuntes com marionetas, palhaçadas e mímica, novamente na zona da Rua da Junqueira e adjacentes.

A par de toda esta animação, a Câmara Municipal impulsiona diversos eventos com o objectivo único de envolver toda a comunidade na celebração natalícia.

Para a promoção da gastronomia poveira a Câmara Municipal organiza dois eventos: “Sabores Poveiros” e o concurso “Delícia de Rabanada”.

O primeiro começa já a 1 de Dezembro e procura promover os vários pratos típicos desta quadra, ao modo da Póvoa de Varzim.

Bacalhau com Todos ou Rabanadas Poveiras são algumas das iguarias disponíveis nas ementas de cerca de duas dezenas de restaurantes do concelho, prontos a serem provados e apreciados por munícipes ou visitantes.

O concurso “Delícia de Rabanada” pretende não só divulgar a Rabanada Poveira como as várias receitas de tradição familiar que lhe estão associadas.
Assim, as inscrições decorrem até dia 10 de Dezembro no Posto de Turismo, e a 17 de Dezembro reúne-se o júri para a degustação destas iguarias, onde o público é também convidado a participar.

E como a cultura poveira não passa só pela gastronomia, a artesanato será outra das vertentes culturais a merecer atenção durante as festividades de Natal.
Por isso, o Diana Bar recebe, entre 4 e 10 de Dezembro, uma Mostra de Artesanato Poveiro onde vão estar à venda alguns dos produtos mais emblemáticas da Póvoa de Varzim.

É também a época natalícia que marca o arranque da campanha “Troca por Troca”, que se estende de 5 a 31 de Dezembro.

Promover a reciclagem e divulgar o Ecocentro de Laundos é o objectivo e, para o atingir, a Câmara oferece uma árvore ou um vaso a quem entregar material reciclável.

E como estamos a falar de Ambiente, decorre, até 30 de Dezembro, a exposição de Postais de Natal, feitos por alunos do concelho a partir de materiais reciclados. Esta exposição pode ser visitada na Casa da Juventude.

Tempo de Paz e Amor, a quadra natalícia é o pano de fundo perfeito para um dos eventos mais simbólicos do ano na Póvoa de Varzim: o Encontro pela Paz, cuja programação se desenrola entre Novembro e Janeiro e comporta acções como uma Largada de Pombos ou a Marcha pela Paz, a 17 de Dezembro ou ainda o lançamento de flores brancas ao mar, no dia 1 de Janeiro.

Os vários equipamentos culturais da Póvoa oferecem também programas diversos de Natal, como é exemplo a Biblioteca Municipal que dedica várias sessões de leitura à época natalícia, além de organizar uma exposição sobre livros de Natal.

O Arquivo Municipal dedica as sessões do Serviço Educativo do mês de Dezembro às “Tradições Natalícias” e a Casa da Juventude prepara, para o dia 20 a Festa de Natal.






Sem comentários: