Steve Reich na Casa da Música
Steve Reich and Musicians Synergy Vocals estreiam em Portugal na Sala Suggia da Casa da Música, no próximo domingo, 12 de Novembro, às 18 horas, num concerto memorável que recorda o brutal assassinato do jornalista Daniel Pearl em 2002.
Este concerto insere-se num ciclo mundial de espectáculos e festivais destinados a marcar o 70º aniversário do compositor e presta, também, homenagem ao jornalista do Wall Street Journal assassinado por um grupo de extremistas islâmicos, no Paquistão.
Esta obra, que a Casa da Música apresenta em exclusivo no nosso país, resulta de uma encomenda conjunta do Barbican Centre, Carnegie Hall, Casa da Música, Cité de la Musique e Meet the Composer (em nome da Daniel Pearl Foundation) e teve a sua estreia mundial no passado dia 8 de Outubro, no Barbican Centre de Londres.
Nascido em Nova Iorque e educado na Califórnia, Steve Reich licenciou-se em filosofia, em 1957, na Cornell University; estudou composição e trabalhou com Luciano Berio e Darius Milhaud.
Em 1966, fundou o seu próprio ensemble, com um grupo de três músicos que rapidamente cresceu para 18.
Desde 1971, Steve Reich and Musicians, têm feito digressões regulares à volta do mundo e esgotado salas em locais tão diversos como o Carnegie Hall ou o Bottom Line Cabaret.
Em 2000, Steve Reich recebeu o Schuman Prize da Columbia University, o Montgomery Fellowship do Dartmouth College, o Regent Lecturership na University of Califórnia de Berkeley, um honoris causa pelo Califórnia Institute of the Arts e nomeado Compositor do Ano pela magazine Musical America.
Foi recentemente considerado o maior compositor americano vivo, o pensador e músico mais original do nosso tempo e ainda catalogado por diversas revistas e jornais americanos entre os grandes compositores do século.
As suas obras têm sido executadas por grande orquestras e ensembles mundiais, incluindo a London Symphony Orchestra, a New York Philharmonic e o Ensemble Modern, entre muitas outras de elevado prestígio internacional.
Sobre esta obra pode ser atribuído ao compositor, Steve Reich, o seguinte comentário:
As Daniel Variations são uma homenagem “a alguém que permanece de uma forma igualmente bela e grotesca como símbolo de milhares de vítimas inocentes e que morreu quando procurava dar uma visão justa desse conflito que toca a todos”.
Programa
Parte I
Steve Reich Music for 18 Musicians
Parte II
Steve Reich Daniel Variations
Sem comentários:
Enviar um comentário