D. Sebastião no Mosteiro dos Jerónimos
O lançamento desta obra singular de Deana Barroqueiro terá lugar no Mosteiro dos Jerónimos, local onde se encontra sepultado "O Desejado", amanhã, pelas 21:00h.
O lançamento de D. Sebastião e o Vidente um romance de conspiração, mistério e revelação, da autoria de Deana Barroqueiro, que constitui o título de apresentação da Porto Editora na área da ficção.
O grupo Ensemble Galhardia, constituído por Ana Leonor Pereira (Soprano e Percussões), Diana Matos (Alaúde), Nuno Lamas (Flautas, Cornamusa e Cromorne) e Susana Diniz Moody (Contralto e Viola da Gamba Baixo), vai interpretar algumas peças do século XVI, entre as quais se destaca "Puestos estan frente a frente", a canção escrita na época sobre o encontro dos dois exércitos em Alcácer-Quibir e transcrita na "Miscellanea" pelo próprio Miguel Leitão de Andrada, uma das personagens principais da obra de Deana Barroqueiro, a par de D. Sebastião.
A participação de Carlos G. Melo consistirá na leitura de alguns dos mais significativos excertos de D. Sebastião e o Vidente, com base numa selecção feita pela própria autora.
Estes dois momentos darão o enquadramento ideal para a apresentação da obra, a cargo da historiadora Ana Cabrera, que se realiza no Antigo Refeitório do Mosteiro dos Jerónimos, junto aos Claustros, espaço que acolherá os convidados num ambiente sobriamente decorado por forma a recriar a atmosfera da época.
D. Sebastião e o Vidente é um romance histórico de grande fôlego e inspiração que se desenvolve sob o signo de uma profecia de desventura.
El-Rei D. Sebastião e o leal fidalgote Miguel Leitão de Andrada, cujos destinos se entrelaçam desde o nascimento até ao desastre de Alcácer-Quibir, são as personagens principais desta história marcada por uma secreta e perigosa intriga palaciana.
Condimentado pela exuberante imaginação de Deana Barroqueiro, D. Sebastião e o Vidente foi construído a partir de uma rigorosa investigação de documentos históricos, o que acabou por influenciar também a definição da sua estrutura - de modelo seiscentista, dividida em quatro partes e com 150 capítulos.
O livro será apresentado pela historiadora Ana Cabrera no cenário fantástico e evocativo do Antigo Refeitório daquele monumento, estando também prevista a participação de artistas convidados.
Sem comentários:
Enviar um comentário