domingo, 12 de novembro de 2006

Maria Pilar Queralt del Hierro em Portugal


" É justo que me apresente. O meu nome é Leonor Teles de Meneses, conhecida por Flor de Altura por aqueles que, feridos pelos meus cantos de sereia, ficaram presos na rede das minhas palavras e da minha beleza.
Para as sombras justiceiras que me visitaram nos meus anos de prisão fui a Dama Maldita.

Ainda mais cruéis e certeiras, asseguraram-me que ninguém me recordaria no futuro e que se o fizesse me contemplaria debaixo do estigma da desonra.
Cumpriram-se os seus presságios.
Certo é que fui adúltera, traí, intriguei e até manejei as adagas de outros… era esse o negócio das cortes.
O meu rei e marido, D. Fernando I de Portugal, carecia de coragem e ambição.
Justo o que sobrava ao meu amado João Fernandes, conde de Andeiro. Tive então que actuar por minha conta e risco e agora é altura de me justificar.
Volto pois agora, para vos explicar o porquê do meu destino.
Tudo me foi dado.
Tudo me foi tirado.
É hora da História me fazer justiça.
Por isso quis contar a minha verdade.
De uma mulher que quis alcançar os céus e acabou por se perder neles."

Lisboa, no ano do Senhor de dois mil seis Leonor Teles, Rainha de Portugal


MARÍA PILAR QUERALT DEL HIERRO é autora de Inês de Castro, uma obra traduzida para português em 2003, que rapidamente entrou para a lista dos dez livros de não-ficção mais vendidos, tornando-se num autêntico best-seller.

Nascida em Barcelona, Espanha, editou em 1984 Balaguer, uma biografia do poeta e político catalão sobre o qual incidiu a sua tese de licenciatura. Este livro significou o início de uma carreira dedicada ao romance biográfico de personagens históricos como Fernando VII, que retratou nos livros La Vida y la Época de Fernando VII (1997) e Los Espejos de Fernando VII (2001). Em 1995, publicou o seu primeiro volume de relatos, Cita en azul, uma obra que a crítica espanhola qualificou de «obra-prima absolutamente recomendável».

María Pilar Queralt del Hierro licenciou-se em História Moderna e Contemporânea pela Universidade Autónoma de Barcelona. Foi professora de História da Espanha Contemporânea, na Faculdade de Ciências da Informação da Universidade Autónoma de Barcelona.

Colabora com a revista Historia y Vida, desde 1974. Escreve artigos para outras publicações, como a edição espanhola da National Geographic e realiza numerosos trabalhos em obras colectivas sobre temas de arte, cultura e história contemporânea.

Sem comentários: