domingo, 22 de outubro de 2006

" À Flor da Pele" com Joana Amendoeira





Joana Amendoeira é considerada uma das mais importantes fadistas da “Nova Geração”.

No seu cantar, o fado ganha novo fulgor, nova atitude sem se desviar da tradição.

Nascida em Santarém a 30 de Setembro de 1982, participa, em 1995, na Grande Noite do Fado, no Porto, onde ganha o primeiro prémio de interpretação feminina.

A partir desse ano inicia uma actividade regular com espectáculos por todo o país e auditórios, teatros, nos quatro cantos do mundo.

Em 1998 desloca-se pela primeira vez ao estrangeiro, onde actua no âmbito do evento "Dias de Portugal", organizado pelo ICEP na cidade de Budapeste (Hungria). Ainda no mesmo ano grava o seu primeiro álbum, intitulado "Olhos Garotos", o que a torna uma das mais jovens intérpretes de fado com discos gravados.

Em 2000 edita o segundo álbum "Aquela Rua", que recebe as melhores referências da crítica especializada.

Inicia uma colaboração regular com o "Clube do Fado", uma das mais prestigiadas casas de Fado de Lisboa, onde faz parte do elenco local.

Enquanto isso, em Portugal, é convidada para as mais prestigiadas colecções discográficas nacionais, como “Novas Vozes, Novos Fados” da EMI/VC, “Nova Biografia do Fado” da EMI/VC, no disco de homenagem a Moniz Pereira (Universal) e participa na banda sonora da série Jóia de África.

Em 2003, lançou o seu terceiro álbum “Joana Amendoeira” trabalho que teve reconhecimento imediato por toda a comunidade fadista, crítica especializada e pelo público.

A tournée deste álbum levou-a a vários países como a Holanda, Espanha, França, Áustria.

E permitiu-lhe ser escolhida, entre muitos candidatos, a apresentar o seu espectáculo, em diversas feiras profissionais de World Music, como o Mercat de Musica Viva de Vic 2003 (Espanha) e a Strictly Mundial 2005 (Canadá).

Ainda este ano participa no Disco de Homenagem a Carlos do Carmo “O Novo Homem na Cidade” ao lado de alguns dos mais importantes intérpretes da actualidade: Ivan Lins, Camané, Sara Tavares, Marisa, Martinho da Vila, Tito Paris, entre outros.

Joana Amendoeira, a jovem, que já foi promessa, é agora uma certeza no panorama da música nacional e internacional actual.

Facto confirmado pela atribuição do Prémio Revelação 2004 da Casa da Imprensa e reafirmado no álbum “Ao vivo em Lisboa” lançado em Julho 2005; é o primeiro ao vivo.

Gravação do primeiro espectáculo a solo numa das mais prestigiadas salas de Lisboa, o Teatro Municipal São Luiz, em Novembro de 2004.

O êxito deste espectáculo ficou registado para ser partilhado por todos os apreciadores de Fado e do talento da artista Joana Amendoeira.

Na sua voz, o fado atinge momentos de sublimes harmonias vocais, sentidas e sensuais.

Joana Amendoeira é o fado em todo o seu esplendor!

Neste momento, prepara-se para editar o seu quinto trabalho “À Flor da Pele”, com lançamento previsto para breve, segundo a editora.

Dirigido musicalmente por Custódio Castelo e gravado nos estúdios “Pé-de-vento” por Fernando Nunes, este é um disco que retrata um envolvimento intenso e cheio de verdade.

A ideia seria criar um grupo de fados e não apenas uma Fadista que tinha os seus músicos acompanhantes.

Pedro Amendoeira na Guitarra Portuguesa, Pedro Pinhal na Viola de Fado e Paulo Paz no Contrabaixo e Baixo Acústico, instrumentistas e compositores de alguns dos temas do disco, revelam aqui que para se poder criar um projecto forte e característico é preciso viver cada momento como se fosse o ultimo.

Nele, todos imprimem um cunho muito particular, revelando todos os sentimentos que se encontram na realidade "À Flor da Pele".

Neste trabalho respira-se fado nos 13 temas que Joana Amendoeira e os seus músicos nos oferecem.

Sem comentários: