sexta-feira, 27 de outubro de 2006

Jazz na Casa da Música


A Sala Suggia da Casa da Música recebe, no próximo domingo, às 22h00, Dave Douglas Quintet, um grupo que experimenta e explora os limites do jazz moderno.

Este concerto, onde o quinteto apresenta o seu mais recente trabalho, “Meaning & Mystery”, é o primeiro do Ciclo Novas Músicas.

O grupo é liderado pelo trompetista e compositor Dave Douglas, amplamente reconhecido como um dos mais importantes e originais músicos americanos a emergir da cena jazz e da música improvisada das últimas décadas.

Meaning & Mystery” é o terceiro disco de Dave Douglas Quintet, um trabalho inspirado por Miles Davis, que reflecte o fascínio de Dave Douglas pela poesia, arte visual, arquitectura, dança e cinema.

Nos últimos cinco anos, Dave Douglas foi repetidamente nomeado trompetista, compositor e artista jazz do ano por organizações como os New York Jazz Awards, Down Beat, Jazz Times, Jazziz e Italian Jazz Critics’ Society.

Considerado um dos mais inovadores líderes da actualidade, ao lado de Dave Holand e Ken Vandermark, Dave Douglas distingue-se pela reinvenção das tradições passadas.

Na sua carreira como trompetista surgem inúmeras colaborações com artistas contemporâneos de destaque, como por exemplo, John Zorn, Joe Lovano, Steve Lacy, Tim Berne, Anthony Braxton, Bill Frisell e Andy Bay.

Foram apresentadas panorâmicas da música de Dave Douglas no Festival de Jazz de San Sebastian, Maratona de Jazz de Groningen, Trienal de Música de Colónia, Festival de Jazz de Vancouver e Festival de Jazz de Nova Iorque.

Sem comentários: