terça-feira, 10 de outubro de 2006

O regresso de Patricia Barber


Depois do sucesso da estreia de Patricia Barber no Centro Cultural de Belém em Janeiro passado, uma das melhores cantautoras de jazz da actualidade regressa a Portugal para apresentar o seu novo trabalho MYTHOLOGIES.

A edição em Portugal deste novo trabalho está prevista para Setembro/Outubro pela EMI Portugal.

Este trabalho está a ser considerado nos EUA como um contributo marcante na história do jazz, realizando a fusão entre a nova música clássica e o jazz, com o timbre particular dos idiomas populares do mundo cantados por Patricia Barber.

É um novo trabalho no limiar das fronteiras do jazz cujos críticos têm vindo já a aclamar pelo mundo inteiro.

Cada canção deste trabalho é um quadro musical desenhado sobre cada personagem das histórias de Ovídio contidas no livro Metamorfose.

Ovídio foi um poeta latino que viveu entre 43 A.C. e 17 D.C..

Depois de expulso de Roma pelo Imperador Augusto por escrever A Arte de Amar (Ars Amatoria) viria a escrever a sua principal obra, Metamorfoses (Metamorphoses), escrita em hexâmetro dactílico, métrica comum aos poemas épicos de Homero e Virgílio.

Ovídio influenciou com seus versos, cheios de suavidade e harmonia, autores tão diversos como Dante, Milton e Shakespeare.

Ovídio é um clássico que exerceu grande influência na revitalização da poesia bucólica e mitológica do Renascimento.

Patricia Barber recupera-nos este histórico poeta com este trabalho, a ser editado em breve, e apresenta-se a 11 e 12 de Novembro, em Braga e Lisboa respectivamente, com um pequeno jazz ensemble, iniciando-se assim um novo ciclo na sua carreira.

Sem comentários: