Gravuras Japonesas na Gulbenkian
Uma selecção de cerca de cem gravuras japonesas, obras-primas da célebre colecção Robert O. Muller da Arthur M. Sackler Gallery, de Washington será exibida na Sala de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, entre 27 de Outubro e 7 de Janeiro de 2007.
Escolhida a partir de uma colecção constituída por mais de quatro mil gravuras, a mostra documenta a qualidade expressiva e funções da gravura tradicional japonesa em madeira e o modo como se adaptaram aos desafios da modernidade, no final do século XIX e início do século XX.
A exposição integra alguns dos mais notáveis trabalhos dos artistas do shin hanga ou movimento "nova gravura", distribuídos por quatro núcleos em função da temática representada: personificação da beleza, os seres reais e imaginados, presenças em palco e os valores da luz.
Inclui também algumas matrizes de madeira e exemplos das várias fases do processo criativo de uma estampa, reflectindo o fascínio do coleccionador pelo processo técnico.
Nesta exposição será exibido também um conjunto de estampas japonesas reunido por Calouste Gulbenkian, dos séculos XVIII e XIX, que, por razões de conservação, se encontra normalmente em reserva.
Sem comentários:
Enviar um comentário