Maria Antonieta " A Guilhotinada" em livro e no cinema ( mais uma vez )
O filme Marie Antoinette de Sofia Coppola, vai estrear a 19 de Outubro, nas principais salas de cinema português e, a Esfera dos Livros aproveita esta ocasião para sugerir a leitura de Maria Antonieta - Vida e Morte da Última Grande Rainha de França, uma obra que ajudará a compreender a história e vida da última Rainha de França.
Um dia após o terrível terramoto que abalou a cidade de Lisboa, nascia em Viena, a 2 de Novembro de 1755, a arquiduquesa Maria Antonieta de Habsburgo-Lorena.
Os seus padrinhos de baptismo foram os seus tios, José I e Mariana Vitória, reis de Portugal, representados na cerimónia por dois irmãos da recém-nascida.
Em 1770 Maria Antonieta casou, por procuração, com o delfim Luís, futuro Luís XVI, e foi viver para a corte francesa onde fervilhava a intriga e as disputas políticas.
À falta da consumação do matrimónio, Maria Antonieta dedica-se a organizar festas e a escolher roupas sumptuosas e acessórios ricos.
Assegurada a sucessão, a já rainha de França tenta guiar-se pelo sentido de responsabilidade dos seus antepassados, mas, odiada pelos franceses, a sua reputação ficará manchada por infames calúnias.
Foi acusada de ser uma meretriz, uma espia, uma delapidadora do erário público.
Com a Revolução Francesa, foi presa, julgada em tribunal revolucionário e guilhotinada a 16 de Outubro de 1793.
A autora, Catalina de Habsburgo-Lorena, arquiduquesa de Áustria, apresenta os feitos que marcaram a vida da sua antepassada, com um ágil ritmo narrativo.
À pergunta, em que medida foi Maria Antonieta responsável pelos acontecimentos que determinaram o destino da Europa, a autora responde, oferecendo ao debate histórico um novo ponto de vista, pertencente a uma nova geração de realeza europeia.
Sem comentários:
Enviar um comentário